História, perguntado por lukaaao, 1 ano atrás

Características do governo Castelo Branco? Desde já, obrigado!

Soluções para a tarefa

Respondido por marciamedina
2
Ao assumir o governo, os militares brasileiros - muitos deles fizeram workshops com adidos culturais militares americanos - procuraram reprimir a oposição, feita pelos estudantes secundaristas, os estudantes da UNE, os padres progressistas e os líderes sindicais.

A repressão, que consistia em espionagem, grampo, prisão, interrogatório e tortura foi conseguida com a concentração de poderes nas mãos dos chefes militares. Eles lançavam mão de atos institucionais quando bem entendiam, e mexiam na Constituição brasileira para assim tornar a prisão, lei.

Castelo Branco foi o que promulgou esses atos institucionais e criou uma ordem jurídica e política que, por exemplo, acabava com os partidos políticos. Um ato institucional acabou com todos os partidos tradicionais e estabeleceu um sistema bipartidário: eram o partido ARENA - onde disputavam os maiores corruptos do país, entregões, entusiastas da tortura, e o MDB, que mais tarde virou o PMDB, quando acabou a ditadura. O MDB era o partido da esquerda, ou pelo menos das pessoas que eram contra a ditadura militar e contra a corrupção.

O ato institucional acabava com o Estado de direito dos cidadãos e as instituições democráticas do país.

Castelo Branco não parou por aí.
ele também:

1. Revogou a nacionalização das companhias de petróleo, deixando as multinacionais estrangeiras tomarem conta de tudo.

2. acabou com a reforma agrária.

3. cassou e suspendeu direitos políticos de 378 pessoas, entre elas Juscelino, Jânio e Jango. Também cassou seis governadores e 55 membros do senado.

4. demitiu 10 mil funcionários públicos.

5. Rompeu relações diplomáticas com Cuba.

6. Pôs a UNE em ilegalidade.

7. Mandou a UFBr se invadida várias vezes e a fechou em 1965.

esse Castelo Branco era incansável em fazer bosta.

8. Assinou acordo com os EUA para eles reformarem o ensino universitário.

9. Queria transformar todas as universidades públicas em escolas particulares, assim ninguém sem dinheiro poderia estudar.

10. Fez intervenções em 400 sindicatos.

11. Colocou na ilegalidade as ligas camponesas e prendeu seu líder, Francisco Julião e o impediu de exercer atividades políticas por dez anos.

12. Instaurou a ditadura na imprensa, censurando e desmentindo os jornais, que anunciavam tortura nas prisões e delegacias. Dizia que não havia provas.

Se você pensa que o Castelo Branco parou para respirar...enganou-se:

13. Cortou gastos públicos, causou arrocho salarial, restringiu crédito para as empresas nacionais, incentivou as exportações desvalorizando a moeda e diminuiu as importações, abriu o país para o investimento estrangeiro.

14. Foi ao FMI pedir dinheiro emprestado, por causa disso a dívida era imensa.

15. criou o BNH, que financiava moradias. Esperava que a construção civil crescesse com isso.

16. Congelou salários.

17. Aumentou impostos.

18. A recessão que veio como efeito foi violenta. Mas ninguém podia ir para a rua protestar, porque ele usava o ato institucional para prender, interrogar, torturar e matar.

19. Como ele deixou os estrangeiros entrarem no Brasil para explorar, os produtos brasileiros entraram em concorrência com os produtos americanos, cuja matéria prima era brasileira e explorada pelos americanos: foi a falência das empresas nacionais e milhões de desempregados.

saudades da Dilma?

20. causou o esmagamento do empresariado nacional.

Não há mal que nunca se acabe; em 1966 o Congresso Nacional elegeu Costa e Silva, e foi escolhido pelas forças armadas, e aplaudido pela ARENA. O MDB ficou indignado e se retirou da votação.

Perguntas interessantes