características de como era a sociedade na URSS
Soluções para a tarefa
Saude:O sistema de saúde era unificado, público e gratuito. As pessoas simplesmente iam à Policlínica do bairro e eram atendidas. O serviço começou a declinar nos anos 80: faltavam material e suprimentos, mas nunca profissionais de saúde. Em 1985, a URSS tinha quatro vezes mais médicos per capita do que os EUA.
cultura: A cultura sempre recebeu incentivo público e revelou grandes nomes, do escritor Maxim Gorky ao cineasta Andrei Tarkovsky. A única regra era não falar mal do governo: opositores eram mandados aos gulags, campos de concentração na Sibéria. A censura abrandou no início dos 60 e chegou definitivamente ao fim só na década de 80.
roupas:As roupas eram desenhadas e fabricadas pelo Estado. Até os anos 1960, mulheres usavam vestidos simples, enquanto homens usavam ternos largos e camisas. Com a abertura gradual, influências começaram a gotejar. Nos anos 80, a variedade da indumentária local era grande, mas não havia marcas. No mercado negro, os jeans da grife Levi’s, contrabandeados dos EUA, bombavam.
Culinaria:A culinária soviética era composta de receitas simples, sem grandes variedades de ingredientes. O estrogonofe de carne, muito bem conhecido por nós, era um dos pratos mais populares, além da okroshka, uma sopa com vegetais e pedaços de carne, e a salat olivier, salada de batata com picles, cenoura, ervilhas, ovos e maionese. Salsicha, pelo preço baixo, e frutos do mar também apareciam com frequência nas refeições soviéticas.
Educação:Na década de 1980, os dois primeiros níveis de ensino eram compulsórios: o aluno começava na pré-escola, até os 7 anos, e depois ia para a secundária, até os 17. Aos 15, os alunos faziam um provão que determinava se continuariam na escola geral (dando acesso ao ensino superior depois de um segundo “vestibular” aos 17) ou se iriam para o ensino técnico.