Características da escola literária Realismo e do Machado de Assis dentro da obra Memórias Póstumas de Brás Cubas.
Soluções para a tarefa
Realismo brasileiro teve como grande nome Machado de Assis que desenvolveu temas e estilos diferentes do Realismo europeu, enquanto que o Naturalismo reproduziu praticamente a ideologia europeia, tanto em relação aos temas, quanto à linguagem.
Os temas são abordados pelos aspectos mais sórdidos do homem e da sociedade, numa atitude típica de crítica social e de amostragem de seu avesso.
Os temas realistas negam constantemente a dimensão espiritual, as relações idealizadas, revelando a propensão do ser humano em ser mau caráter (crítica a sociedade burguesa).
O adultério, a traição, a infidelidade amorosa e afetiva estão no centro da abordagem realista com nítida intenção de desmistificar o amor romântico, idealizado e platônico.
pergunta
1) Leia a seguir trechos retirados da resenha e responda ao que se pede, caso necessário volte à parte do texto original:
I – Memórias Póstumas de Brás Cubas é considerado uma obra inovadora, que introduziu o realismo na literatura brasileira, e alguns críticos até afirmam que precedeu algumas características do realismo fantástico, chegando a denominá-lo "a primeira narrativa fantástica do Brasil"
II - Essas são as inovações que fazem deste livro um dos mais conhecidos de Machado de Assis, obra indicada para vestibulares e clássico da literatura brasileira.
III - A leitura foi demorada, porém muito divertida.
IV - Outra grande crítica é contra a necessidade de manter uma boa reputação perante a alta sociedade; em vários momentos, percebemos o quanto isso é importante para a personagem Virgília, e Brás Cubas se queixa abertamente disso.
A opinião DA RESENHISTA sobre a obra analisada é expressa em: *
todos os trechos.
III
III e IV
II e III
I e IV