Caracteristicas da endocrinologia reprodutiva em machos
Soluções para a tarefa
Fisiologia Reprodutiva Masculina
O sistema reprodutivo do macho é composto pelos seguintes órgãos:
- Gônadas ou testículos: Eles representam os principais órgãos sexuais.
- Ductos genitais: inclui os ductos eferentes, epidídimo, ductos Deferente e uretra.
- Glândulas sexuais acessórias: próstata, vesículas seminais, glândulas
- Glândulas bulbouretrais e uretrais.
- Órgão copulador ou pênis.
A função endócrina corresponde á síntese de hormônios nos testículos é realizada por dois tipos de células: as células de células de Leydig (Inibinaa) e Sertoli (testosterona).
A função testicular é regulada pelo hipotálamo - hipófise - gônadas. No nível hipotalâmico, os neurônios secretam o hormônio liberador de gonadotropina ou GnRH.
Esse hormônio é liberado de forma pulsátil e transportado no sangue por meio de um sistema porta para a adeno-hipófise, onde se liga a seus receptores presentes na membrana celular gonadotrófica e estimula a secreção de duas gonadotrofinas: o hormônio luteinizante (LH) e hormônio folículo estimulante (FSH).
Ambos os hormônios são direcionados para o testículo, onde atuam em dois tipos de células. Por um lado, o LH se liga aos receptores presentes nas células de Leydig e estimula a síntese de andrógenos. Por outro lado, o FSH se liga aos receptores presentes nas células de Sertoli e estimula a síntese de inibina e estrógenos entre outras funções
A função exócrina dos testículos é realizar a espermatogênese, que é definida como a formação de espermatozoides (células sexuais) de células germinativas ou espermatogônias, e ocorre nos túbulos parênquima testicular seminífero, e a produção do fator determinante de testículo onde o maco produz o cromossomo Y, o Gene SRY.
Você pode ler mais em https://brainly.com.br/tarefa/10541370