características da burguesia
Soluções para a tarefa
Resposta:
Para poder participar de uma corporação, era obrigatório seguir os padrões da sociedade, principalmente a religião.
Os trabalhadores das corporações eram chamados de jornaleiros, eles moravam nos casarões dos mestres de ofício, também existiam os aprendizes, que queriam aprender uma função no ramo do artesanato.
Antes, as cidades não passavam dos limites da muralha e não passavam de 20 mil habitantes. Mas as cidades aumentaram e junto com elas as feiras viraram grandes centros de comércio, e com esse crescimento se criou uma grande malha econômica que deu segurança para os comerciantes iniciarem práticas bancárias.
A igreja católica era contra as práticas da burguesia, porque essa nova cultura de acúmulo de capital visando o lucro não era atrativo para os costumes da igreja, já que essa prática não era muito bem vista pela sociedade daquela época.
Toda essa potência econômica gerou um questionamento sobre quem realmente detinha o poder na sociedade: os burgueses, o clero ou a monarquia? Tomados pela certeza de que eles sustentavam o todo da classe social, começaram as manifestações e logo depois as revoluções. As mais conhecidas são a Revolução Francesa e a Revolução Inglesa. Elas conseguiram tirar o poder absolutista monarca e o papel da igreja em tomar decisões sobre o estado.
Com os avanços desse sistema, e com maiores conquistas de posses e terras começou a primeira revolução industrial, que trouxe a adesão de máquinas e se desenvolveu o sistema capitalista industrial. Daí dividiu-se burguesia e proletariado.
A burguesia serviu principalmente para substituir o sistema feudalista, que não estava mais suprindo as necessidades da época, consequentemente foi substituída por um sistema de produção automatizada em massa.