Artes, perguntado por isaccampelo23, 7 meses atrás

características artísticas dos povos Cunhatās e curumins​

Soluções para a tarefa

Respondido por milly149fernandes
2

Resposta:

No último domingo, o Brasil comemorou o dia do Índio (19/04). Algumas escolas aproveitam a data para abordar o tema, em geral de maneira estereotipada. Além de passar uma ideia equivocada para as crianças sobre a realidade desse povo – que tem uma história em terras brasileiras anterior à descoberta do país pelos europeus – não conseguem fazer um retrato atual da população indígena. Falar sobre o índio é falar sobre o respeito que o país tem tentado dar às diferenças e aos direitos do seu povo, de como temos tratado as nossas origens e as nossas crianças.

Para sensibilizar sobre a importância da causa, colaborar com as escolas e ajudar a formar cidadãos mais conscientes, a Articulação Xingu Araguaia publicou uma matéria com sugestões de atividades para crianças. As dicas são do Unicef e podem ser usadas ao longo de todo o ano. Afinal, o que a história mostra, à medida que a conhecemos melhor, é que todo dia, toda hora, era dia de índio.

Dado de realidade

O último dado oficial do Ministério da Saúde para mortalidade infantil indígena no Brasil ainda é de 41,9 para cada 1000 nascidos vivos (2011). Nesse mesmo ano, a taxa geral de mortalidade infantil no Brasil era de 15,3 para cada 1000 nascidos vivos. Ou seja, a taxa de mortalidade das crianças indígenas está muito acima da média nacional.

As principais causas de óbitos em menores de um ano na população indígena, em 2012, foram afecções originadas no período perinatal (30,1%), seguidas pelas doenças infecciosas e parasitárias (14,6%), doenças do aparelho respiratório (12,9%) e malformações congênitas (11,1%). A proporção por causas externas correspondeu a 10,9% dos óbitos registrados, um crescimento significativo em relação aos anos anteriores. A taxa de morte por agressões não especificadas se destaca com nada menos que 77% dos casos. E é possível que esses números sejam ainda maiores devido à dificuldade de notificação dos óbitos ocorridos nas aldeias.

Explicação:

Perguntas interessantes