Informática, perguntado por Anavitória2455, 1 ano atrás

característica de um mainframe e para que fins são utilizados

Soluções para a tarefa

Respondido por blackmentor
9
Mainframes são enormes computadores potentes utilizados para processar um alto volume de dados/informações.

Exemplo: Bancos, utilizam para processar dados de pagamentos, transferências, operações etc

Características básicas:

- Grande velocidade de processamento;
- muitos usuários simultâneos;
- Requer instalações especiais e refrigeradas;
- Usado por especialistas e grandes corporações;
- Grande impacto nas empresas (dependência total);
- custo elevado, manutenção e instalação



Respondido por leandroeomaximo2007
1

Resposta:

Um mainframe é um computador de grande porte dedicado normalmente ao processamento de um volume enorme de informações. O termo mainframe era utilizado para se referir ao gabinete principal que alojava a unidade central de processamento nos primeiros computadores.[1]

Na década de 50 e 60 dominaram a área de informática em grandes corporações. Os mainframes são capazes de oferecer serviços de processamento a milhares de usuários por de milhares de terminais conectados diretamente ou através de uma rede. Foram muito utilizados em guerra para cálculo balístico.

Embora venham perdendo espaço para os servidores de arquitetura PC e servidores Unix, que em geral possuem custo menor, ainda são muito usados em ambientes comerciais e grandes empresas (bancos, empresas de aviação, universidades, etc.).

São computadores que anteriormente ocupavam um grande espaço e necessitavam de um ambiente especial para seu funcionamento, mas atualmente possuem o mesmo tamanho dos demais servidores de grande porte, com menor consumo de energia elétrica. Os mainframes são capazes de realizar operações em grande velocidade e sobre um volume muito grande de dados.

Os mainframes têm a capacidade de executar diferentes sistemas operacionais, sendo seus recursos de hardware virtualizados através de um componente de hardware nativo (PR/SM) ou adicionalmente por software. Desta forma um único mainframe pode substituir dezenas ou mesmo centenas de servidores menores usando Máquinas virtuais.

Os mainframes surgiram com a necessidade das empresas em executar tarefas, que levavam dias para serem concluídas. Era preciso então criar um supercomputador capaz de executar estas tarefas em menos tempo e mais precisamente.

Explicação:

Perguntas interessantes