característica das bactérias
Soluções para a tarefa
Resposta:
As bactérias são seres unicelulares e procariontes (sem membrana nuclear). Podem viver isoladamente ou formando colônias. Esses seres são caracterizados pela ausência de núcleo organizado e organelas membranosas em seu citoplasma. As bactérias podem apresentar diversas formas. A célula bacteriana apresenta quatro componentes básicos, que estão presentes em todas as células bacterianas.
As bactérias são os seres vivos mais simples que existem em nosso planeta e foram a primeira forma de vida que existiu. Perduraram ao longo da história e hoje seguem sendo os seres vivos mais abundantes. Embora existam muitos tipos de bactérias, todas compartilham determinadas características básicas e hoje vamos definir algumas das principais.
As bactérias
Em geral, todas as bactérias são organismos unicelulares procariontes, isso significa que são formadas por apenas uma célula e que esta não possui núcleo. Costumam medir em média um micrômetro, embora tenham sido encontradas bactérias realmente gigantes, que chegaram a medir cerca de um milímetro.
As bactérias podem ter formato de esfera (cocos); de vírgula (vibrões); de espiral (espirilos) e também de bastonete (bacilos), entre outras. Estas últimas são as mais comuns.
Uma forma de classificar as bactérias é de acordo com sua forma de nutrição. A partir disso, pode-se definir se a bactéria é autótrofa (produz seu próprio alimento) ou heterótrofa (não produz são próprio alimento).
Muitas das bactérias autótrofas fabricam matéria orgânica graças à energia da luz solar, o que significa que são autótrofas fotossintetizantes, iguais às plantas. Outras obtém energia a necessária para sobreviver graças a reações químicas que envolvem substâncias inorgânicas, obtidas a partir do meio ambiente, essas são chamadas de autótrofas quimiossintetizantes.
Algumas bactérias necessitam de oxigênio para sobreviver, outras, no entanto, podem viver sem ter contato com o ar em nenhum momento, e em determinados casos podem morrer se forem expostas ao oxigênio. Estas últimas são chamadas de anaeróbicas e, para respirar, realizam um complexo processo conhecido como a respiração anaeróbica.
:]