Português, perguntado por ateena, 7 meses atrás

CAPACITISMO: PESSOAS COM DEFICIÊNCIA EXPLICAM O QUE É E COMO EVITÁ-LO

Criação de estereótipos, falta de representação, espaços inacessíveis e efeitos psicológicos são alguns dos efeitos desse tipo de preconceito

Quantas pessoas com deficiência trabalham com você? Ou são colegas de estudo? Amigos? Essas perguntas podem parecer desconexas, mas fazem parte de uma reflexão para entender algumas das consequências do capacitismo na sociedade.
O termo pode parecer estranho, mas tem ganhado espaço em discussões nas redes sociais. Afinal, o que é o capacitismo? Em entrevista para o Estadão, cinco pessoas com deficiência (PcDs) responderam a essa pergunta e explicaram como o capacitismo as afeta no dia a dia.
O consenso é que o capacitismo é uma forma de preconceito com pessoas com deficiência, e está enraizado na sociedade. Como o termo diz, envolve uma preconcepção sobre as capacidades que uma pessoa tem ou não devido a uma deficiência, e geralmente reduz uma pessoa a essa deficiência.
Na prática, o capacitismo não envolve apenas termos ofensivos, olhares de julgamento ou invasões de privacidade. Ele está ligado a uma ausência de pessoas com deficiência em diversos espaços da sociedade.
Dados do censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2010 apontam que cerca de 24% da população – 46 milhões de pessoas – têm algum tipo de deficiência; outro levantamento do IBGE, com outra metodologia, aponta que existem 13 milhões de pessoas com deficiência (pouco mais de 6% da população) no Brasil. No mercado de trabalho, porém, existem apenas 440 mil profissionais com deficiência em trabalhos formais.
A publicitária Fatine Oliveira, que estuda a representação de mulheres com deficiência no Instagram, seu mestrado na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), tem 35 anos e se tornou cadeirante aos 8, devido aos efeitos da distrofia muscular que possui. Para ela, o capacitismo é “algo opressor, preconceituoso, que categoriza determinadas formas de deficiência”.
Ela observa que ele se manifesta de forma sutil, de diversas maneiras: o olhar de estranhamento na rua, as falas de dó, a surpresa pela pessoa ter feito algo que seria visto como impossível, as pessoas que conversam com ela em tom infantilizado, além de comentários como “dar uma de João sem braço” e chamar alguém de “retardado”.
Todas essas atitudes têm, em comum, a visão prévia de como é ser uma pessoa com deficiência e o que ela pode ou não fazer, mesmo sem conhecê-la. Fatine conta que, enquanto crescia nas décadas de 1980 e 1990, notava que as pessoas sempre falavam de pessoas com deficiência em um tom de “coitadismo”.



Questão 01 - Depois de ler o texto I, EXPLIQUE o que é capacitismo. *

Soluções para a tarefa

Respondido por mafecostaoliver
3

Resposta:

O capacitismo significa a discriminação de pessoas com deficiência. O termo é pautado na construção social de um corpo padrão perfeito denominado como “normal” e da subestimação da capacidade e aptidão de pessoas em virtude de suas deficiências.

Explicação:

Perguntas interessantes