História, perguntado por LPBIASOLO, 8 meses atrás

Candau (2003) afirma que a apologia à mestiçagem é uma das formas de dissimulação usada para amenizar as situações de desigualdades se utilizando da justificativa de que o cruzamento de diferentes raças possibilitou a ascensão social do negro mestiço, mulato. A partir dessa percepção da autora, como ela define esse processo?​​​​​​​

Soluções para a tarefa

Respondido por gleicyleneestrela
89

Resposta:

a)

Mito da democracia racial.

Explicação:

A autora considera como sendo o mito da democracia racial o processo que pretende eliminar as distinções e desigualdades entre as três raças formadoras da sociedade brasileira (a negra, a indígena e a branca), que defende a existência de uma suposta igualdade entre elas desconsiderando, assim, o conflito, os estereótipos e o preconceito.

Respondido por larissamagrani
5

O processo definido por Candau é o da democracia racial.

O que é democracia racial?

  • A expressão "democracia racial" foi elaborada pelo sociólogo Gilberto Freyre ao pensar o cenário brasileiro, especialmente em seu livro "Casa Grande e Senzala".

  • Nas regiões brasileiras, há uma grande parcela de pessoas configuradas como "pardas" e "brancas". Assim, o processo colonial no Brasil possibilitou que a miscigenação fosse permeada, não havendo no País uma única raça para todas e todos.

  • A teoria de Freyre, embora aceita, é contestada, pois muitos autores não concordam que haja, no Brasil, democracia racial.

  • Para muitos, a raça branca ofuscou e inferiorizou a raça preta. Com isso, o racismo prova que não há uma isonomia entre as raças.

Saiba mais sobre democracia racial em: https://brainly.com.br/tarefa/119718

Anexos:
Perguntas interessantes