canada relação com a nafta
Soluções para a tarefa
O Nafta é um bloco econômico surgido em 1994 que envolve os três países da América do Norte – Estados Unidos, Canadá e México – em uma zona de livre comércio, com circulação de mercadorias facilitada, mas sem outras características que se fazem presentes em outros blocos econômicos, tais como a Tarifa Externa Comum utilizada pelo Mercosul e a livre circulação de pessoas presente na União Europeia.
O principal aspecto no que se refere às características dos países-membros do Nafta é a disparidade econômica existente entre suas economias e estruturas sociais. De um lado, temos os Estados Unidos, que é um país altamente desenvolvido, com a maior economia do planeta, o maior arsenal militar e a maior força política; mas, de outro lado, temos dois países altamente dependentes da economia estadunidense, o Canadá – que ainda se apresenta como um país desenvolvido e com avançada estrutura social – e o México, considerado como emergente e que se vê prejudicado diante de sua enorme relação de dependência para com os estadunidenses.
O Canadá e o Nafta
O Canadá, como já frisamos, é considerado um país desenvolvido, tanto do ponto de vista da economia – com um PIB per capita superior a 52 mil dólares em 2012 – quanto do ponto de vista do desenvolvimento humano – com um IDH de 0,902 em 2013, o oitavo maior do mundo. No que se refere à participação desse país no Nafta, sua atuação ocorreu no sentido de ampliar o seu mercado em relação aos Estados Unidos.
Atualmente cerca de 80% de tudo o que o Canadá exporta vai para os EUA, com destaque para matérias-primas. Suas principais manchas industriais encontram-se ao sul de seu território, em um claro direcionamento para a economia e o mercado consumidor estadunidenses. A relação de dependência dos canadenses é tão grande que não é raro ouvir por parte de analistas econômicos e até da população que o Canadá nada mais é do que uma “colônia” ou “extensão territorial” dos Estados Unidos.