Caminhos para estimular o respeito e a responsabilidade dos brasileiros no trânsito
Soluções para a tarefa
As altas taxas de acidentes e as intensas preocupações dos órgãos executivos de trânsito, como o Sistema Nacional de Trânsito, demonstram a necessidade de medidas educativas aos brasileiros em relação às suas ações e responsabilidades nos meios de circulação. Os veículos vem sendo cada vez mais utilizados para deslocamento das pessoas, e isso faz com que se tenha maiores atenções no comportamento dos motoristas, uma vez que são responsáveis por suas atitudes e interferem diretamente na vida dos que transportam ou dividem o espaço de tráfego.
Esta característica vem desde sua originalidade, e quando isso é voltado para o trânsito especificamente, explica a irresponsabilidade que vem sendo frequente nesse ambiente público. Portanto, conforme isso vêm acontecendo, mais medidas nas normas de trânsito vêm sendo atribuídas, a exemplo da quantidade de bebida consumida pelos motoristas ou as taxas de velocidades que devem ser obedecidas em certos trechos das vias. Porém, se formos mais a fundo, teremos como exemplo a implementação da Lei Seca, em 2008, que visava uma redução de acidentes no trânsito. Fica claro, portanto, a necessidade da idealização e prática de medidas que estimulem o respeito e a responsabilidade dos brasileiros no trânsito.
Diante disso, cabe aos órgãos executivos responsáveis pelo controle das normas e leis do trânsito, como o Departamento Nacional de Trânsito e os Conselhos Nacionais de Trânsito dos estados e da federação, que as pessoas que forem habilitadas a dirigirem automóveis e outros veículos tenham uma educação mais rígida em relação às suas obrigações e responsabilidades no volante.