ENEM, perguntado por Raquelflor845, 1 ano atrás

a leitura é uma atividade humana teorizada por diversas áreas do conhecimento. na perspectiva da neurociência, a leitura é um processo cognitivo complexo que compreende várias fases. sob o aspecto histórico e social, a leitura é vista como instrumento de articulação social, podendo ser utilizado por sujeitos pertencentes a classes sociais dominantes e dominadas, em função de seus distintos objetivos. assim, com base nesta informação, analise as asserções abaixo: i. "antes de mais nada, [ler] é um processo perceptivo durante o qual se reconhecem símbolos. em seguida, ocorre a transferência para conceitos intelectuais. essa tarefa mental se amplia num processo reflexivo à proporção que as ideias se ligam em unidades de pensamento cada vez maiores. o processo mental, no entanto, não consiste apenas na compreensão das ideias percebidas, mas também na sua interpretação e avaliação." bamberger, richard. como incentivar o hábito de leitura. 6.ed. são paulo: ática, 1995, p. 23. porque ii. "[...] a leitura pode se apresentar na condição de um instrumento de controle [...]" zilberman, regina; silva, ezequiel theodoro da. leitura: perspectivas interdisciplinares. são paulo, ática, 1998, p. 112. a respeito das asserções, assinale a opção correta.

Soluções para a tarefa

Respondido por LarissaMoura3
74

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

É preciso considerar que o ato de leitura corresponde a um processo perceptivo no decorrer do reconhecimento dos símbolos. Após esse processo, acontece então a transferência para conceitos intelectuais.

Tal tarefa mental é ampliada em um processo reflexivo à proporção de que as ideias apresentam ligação em unidades de pensamento cada vez maiores. O processo mental, não deve ser considerado apenas como uma compreensão das ideias percebidas.

Bons estudos!

Respondido por gigantesdouniverso
48

Resposta:

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Explicação:

Perguntas interessantes