Física, perguntado por sarahdarkielly, 9 meses atrás

calorímetria um resumo​

Soluções para a tarefa

Respondido por moliveiraguerracoelh
2

Resposta:

Quando estudamos os conceitos sobre equilíbrio térmico de duas ou mais substâncias, vimos que se esses corpos de temperaturas diferentes são colocados em contato, após algum tempo eles atingem a mesma temperatura. A explicação para esse fenômeno foi proposta por muito tempo se baseando em um modelo chamado de calórico. Nesse modelo, dizia-se que todos os corpos eram possuidores, interiormente, do calórico, que era uma substância fluida e invisível e de peso desconsiderável.

Ainda nesse modelo, dizia-se que quanto maior fosse a temperatura do corpo, mais calórico ele possuía em seu interior. Portanto, quando dois corpos com temperaturas diferentes eram colocados em contato, ocorria a passagem de calórico do corpo mais quente para o corpo mais frio, acarretando uma diminuição na temperatura do primeiro e um aumento na temperatura do segundo corpo. Dessa forma, o fluxo de calórico só parava quando os corpos atingissem o equilíbrio térmico. A ideia de calórico não durou muito tempo, sendo logo substituída por outra teoria mais plausível, na qual o calor é considerado como uma forma de energia.

Hoje sabemos que Calor é a energia transferida espontaneamente de um corpo para outro, em virtude, unicamente, de uma diferença de temperatura entre eles. Sabemos também que quando colocamos dois corpos com temperaturas diferentes em contato, isolados termicamente do ambiente, após algum tempo nota-se que eles estão em equilíbrio térmico. Sendo assim, podemos concluir que houve transferência de energia do corpo mais “quente” para o corpo mais “frio”, até que ambos apresentassem a mesma temperatura.

A fim de estudar as trocas de calor entre dois ou mais corpos, principalmente quando um deles está no estado líquido, é conveniente ter um recipiente adequado, que permita obter, de forma direta ou indireta, o valor das quantidades de calor trocadas entre os corpos. A esse tipo de recipiente, que facilita o contato térmico entre os corpos e dificulta as trocas de energia térmica com o meio externo, damos o nome de calorímetro.

Sendo assim, geralmente podemos dizer que todo recipiente isolado termicamente do ambiente externo é um calorímetro. O calorímetro pode ser usado para a determinação do calor específico das substâncias. Geralmente despeja-se água no seu interior e, após um curto intervalo de tempo, estando o sistema em equilíbrio térmico, coloca-se um corpo que se quer estudar dentro da água, com temperatura inicial diferente do sistema água-calorímetro. A figura abaixo mostra um exemplo básico de um calorímetro.

Espero ter ajudado

Respondido por leticiaazevedof
2

1. Calor sensível é quando faz uma substância mudar de fase. Sua fórmula é:

Q= m.c.ΔT

onde: Q= quantidade de calor sensível

m= massa (sempre em gramas)

ΔT= variação de temperatura (final - inicial)

c= calor específico (em cal/g)

2. Capacidade térmica é a quantidade de calor necessária para variar em 1°C a temperatura de um objeto. Sua fórmula é:

C= \frac{Q}{deltaT} ou  C= m.c (pode usar as duas)

3. Calor latente só vai atuar quando houver uma mudança de estado físico. Nele não há variação de temperatura. Sua fórmula é:

Q= m. L

onde: Q= quantidade de calor latente

m= massa (sempre em gramas)

L= calor latente (em cal/g)

4. Condução de calor é a energia que se propaga de uma partícula para outra no meio material.

Ex: um bastão com sua ponta sendo aquecida numa fogueira.

"quando aquece a ponta do bastão as partículas vão começar a vibrar e vai levar o calor para o resto do bastão".

4a. Condutores térmicos: facilitam a transferência de calor entre as partículas. Ex: colher de metal

4b. Isolante térmico: não percebemos a mesma variação de temperatura como nos condutores. Ex: colher de plástico.

5. Convecção térmica a energia se propaga pela movimentação das massas que alteram a posição dada a diferença da densidade.

Ex: uma panela de pressão

"para aquecermos uma panela por completo temos uma movimentação dentro dela, o ar quente sobe e o frio desce"

6. Irradiação térmica é a transmissão de energia pelas ondas eletromagnéticas.

Ex: os raios solares

"os raios solares são infravermelhos e o nosso corpo absorve eles"

7. Fluxo de calor é a razão entre a quantidade de calor e o intervalo de tempo para sua transferência. Sua fórmula é:

Ф= \frac{Q}{delta T}

onde: Q= quantidade de calor

Ф= fluxo de calor

ΔT= variação de temperatura

Espero ter ajudado!!

Perguntas interessantes