Cálculo da 4° proporcional
Ex: Sabendo que 3 ,5 ,9 e d, formam nessa ordem una proporção, determine o valor de d.
3/5 = 9/ d
3 × d = 5 × 9
3× d = 45
d = 45 ÷ 3
d = 15 resp. O valor de d é 15.
Agora com base na introdução da aula responda o exercício a seguir.
1º ) # Sabendo que os números 5, 7 , 20 e n,formam nessa ordem uma proporção, determine o valor de n. ( obs. Use a propriedade fundamental das proporções ).
Soluções para a tarefa
Resposta:
As grandezas inversamente proporcionais estão presentes em muitas situações do nosso cotidiano. Em matemática ou física, chamamos de grandeza tudo aquilo que podemos medir, mensurar ou quantificar. Na maioria dos casos que vamos estudar aqui, veremos que essas grandezas relacionam-se, isto é, à medida que uma delas varia, a outra varia também, isso pode ocorrer de forma direta ou inversamente proporcional. São exemplos de grandezas que se relacionam: velocidade, espaço, tempo, massa, força, aceleração etc.
Leia também: Propriedade da proporção
Como saber se o número é inversamente proporcional?
As grandezas são ditas como inversamente proporcionais quando uma delas aumenta e a outra necessariamente diminui, ou o oposto. O mesmo ocorre com os números separadamente. Considere os números a, b, c e d com b ≠ 0 e d ≠ 0. Dizemos que esses números a e b são inversamente proporcionais aos números c e d, nessa ordem, se:
Exemplos
a) Verifique se os números 36, 24, 2 e 3 são inversamente proporcionais nessa ordem.
Para isso, é preciso que a razão entre o primeiro e o inverso do terceiro seja igual à razão entre o segundo e o inverso do quarto. Em seguida, realizando a multiplicação cruzada, temos:
Explicação passo-a-passo:
melhor resposta pfv