Calcule os limites (demonstrados na imagem abaixo).
Fiz a Letra A e D dessa questão (a foto também está abaixo), mas não tenho certeza se estou no caminho certo, quem puder me ajudar e esclarecer minhas dúvidas eu agradeço, preciso entregar essa atividade amanhã, quero entender a partir da resolução, estive pesquisando bastante e não obtive resultados.
A Letra B dessa questão envolve limite em que x tende a 2 para a esquerda (ou seja x é menor que 2), e a Letra C limite que x tende a 3 para a direita (ou seja x é maior que 3), ambos os limites são indeterminados (apenas com a substituição se igualam a zero), e já pesquisei bastante exercícios similares à esses sem êxito de como proceder no cálculo.
Soluções para a tarefa
→ Irei resolver o item b) e o d), pois o seu tem uma pequena falhazinha. Já o item c), peço que você poste outra pergunta só com esse item, pois é um pouco longo, pois devemos trabalhar com módulo.
- Item b)
Certamente se substituirmos o valor a qual o "x" tende, obteremos uma indeterminação, portanto vamos iniciar com manipulações algébricas. A saída que eu vejo é a gente multiplicar o numerador e o denominador pelo conjugado do numerador, que no caso é ele mesmo. Então:
Podemos ainda fazer uma modificação:
Provavelmente sumimos com a indeterminação, então vamos substituir o valor a qual o "x" tende:
Portanto, podemos dizer que:
- Item d)
Nesse limite, basta dividirmos todos pelo de maior grau, ou seja, x. Então:
Substituindo o valor a qual o "x" tende:
Por um certo Teorema, sabemos que a divisão de um número finito por outro infinito, o resultado é 0. Então:
Portanto podemos dizer que:
Espero ter ajudado