Caillois estabelece uma divisão dos jogos em quatro categorias, Agôn, Alea, Mimicry e ilinx. Analise as seguintes assertivas quanto à veracidade – V para VERDADEIRO ou F para FALSO, referente às suas características: I – Agon: é formado pelos jogos em que dois ou mais indivíduos ou equipes disputam em condições ideais, baseando-se em uma qualidade (força, destreza, agilidade, inteligência); II – Mimicry: que tem como principal característica destruir o equilíbrio de compreensão e estimular de forma prazerosa o pânico. "Em todos os casos, trata-se de atingir uma espécie de dor, de agonia ou de perturbação que foge da realidade com uma imensa grosseria; III – Ilinx: é o gênero de jogo em que se encarna um personagem ilusório e se assumem os seus comportamentos correspondentes. A imitação está presente na nossa espécie desde muito cedo, quando bebe, imita gestos adultos, mesmo sem conhecer o seu significado. Posteriormente, a criança tende a brincar de simular a vida adulta; IV – Alea: que em latim é usado para determinar um jogo de dados. Nos jogos, o resultado é determinado exclusivamente pela sorte; V – Mimicry: que em latim é usado para determinar um jogo de dados. Nos jogos o resultado é determinado exclusivamente pela sorte. A sequência CORRETA da associação é: a. I – V; II - F; III - F; IV - V; V – F. b. I – V; II - F; III - V; IV - F; V – F. c. I – F; II - F; III - V; IV - V; V – V. d. I – F; II - V; III - F; IV - V; V – F. e. I – V; II - V; III - F; IV - F; V – V.
Soluções para a tarefa
a - I – V; II - F; III - F; IV - V; V – F.
Caillois estabelece uma divisão dos jogos em quatro categorias, Agôn, Alea, Mimicry e ilinx:
Alternativa correta: a - I – V; II - F; III - F; IV - V; V – F.
I .- V. No Agon, a finalidade dos antagonistas
não é a de causar um estrago sério no seu adversário, mas sim o de demonstrar a sua própria superioridade.
II. - F. No mimicry, o prazer é o de ser um outro ou de se fazer passar por outro.
III. - F. O ilinx associa aqueles que assentam na busca da vertigem e que consistem numa tentativa de destruir, por um instante, a estabilidade da percepção e infligir à consciência lúcida uma espécie de pânico.
IV. - V. Alea, em latim, é dado ao jogo de dados e baseia-se numa decisão que não depende do jogador, e na qual ele não poderia ter a menor das participações, e em que, consequentemente, se trata mais de vencer o destino do que um adversário.
V. - F. Mimicry é uma série de manifestações que têm como característica comum a de se basearem no fato de o sujeito
jogar a crer, a fazer crer a si próprio ou a fazer crer aos outros que é outra pessoa. Esquece, disfarça, temporariamente da sua personalidade para fingir uma outra.
Bons estudos!