Cada vez mais as indústrias culturais ou criativas funcionam de modo hiperbólico, com filmes de orçamentos colossais, publicidades criativas, séries de TV diversificadas, programas de televisão que misturam o erudito com o music hall, arquiteturas-esculturas de grande efeito, videoclipes delirantes, parques de diversão gigantescos, concertos pop com uma mise-en-scène “extrema”. Mais nada escapa das malhas da imagem e do divertimento, e tudo o que é espetáculo se cruza com o imperativo comercial: o capitalismo artista criou um império transestético proliferante em que se misturam design e star-system, criação e entertainment, cultura e show business, arte e comunicação, vanguarda e moda. Uma hipercultura comunicacional e comercial que vê as clássicas oposições da célebre “sociedade do espetáculo” se erodirem: o capitalismo criativo transestético não funciona na base da separação, da divisão, mas sim do cruzamento, da sobreposição dos domínios e dos gêneros. O antigo reino do espetáculo se apagou: ei-lo substituído pelo do hiperespetáculo que consagra a cultura democrática e mercantil do divertimento. LIPOVETSKY , Gilles; Jean SERROY. A estetização do mundo: viver na era do capitalismo artista. São Paulo: Editora Companhia das Letras, 2015. Gilles Lipovetsky e Jean Serroy, autores da obra “A estetização do mundo: viver na era do capitalismo artista”, discutem como a consolidação do sistema capitalista impactou o modo como compreendemos e consumimos arte. A partir do excerto lido e com base nas discussões realizadas sobre este assunto, analise as afirmações a seguir. I. O processo de estetização do mundo no capitalismo consiste no resgate dos altos padrões culturais cultivados na antiguidade, em detrimento da cultura de massa. II. O capitalismo artista permitiu que os indivíduos tivessem maior acesso à arte, ao passo em que criou-se um público cada vez mais crítico, que rechaça o apreço unicamente pelo entretenimento. III. A indústria cultural investe cada vez mais em suas produções, as quais são grandiosas em vários aspectos, de modo que a antiga sociedade do espetáculo foi substituída pela do hiperespetáculo. É correto o que se afirma em Alternativas Alternativa 1: I, apenas. Alternativa 2: II, apenas. Alternativa 3: III, apenas. Alternativa 4: I e II, apenas. Alternativa 5: I e III, apenas.
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Resposta:
Acredito que alternativa 5 I e III
Explicação:
titosp2:
Alternativa 3 (III Apenas) - A afirmação I diz que "I. O processo de estetização do mundo no capitalismo consiste no resgate dos altos padrões culturais cultivados na antiguidade, em detrimento da cultura de massa." Eu acho que o início da afirmação está correto mas quando fala "em detrimento" da cultua em massa vai na contra mão do processo de estetização que justamente permitiu que todos os indivíduos tivessem acesso a arte.
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8
Sobre a indústrias culturais, a resposta certa é a:
Alternativa 03 = III apenas
Isso porque as industriais culturais hoje em dia estão muito presente em vários âmbitos em especial na internet como forma de possibilitar que as pessoas tenham mais contato com os produtos culturais e bens de consumo.
Importante notar que depois do advento da internet que houve a possibilidade de melhoria do contato das pessoas com o referido mercado.
Isso porque antes da internet os meios de comunicação eram muito caros e elitizados.
espero ter ajudado!
Corrigiram minha atividade, marquei a alternativa 03 e errei.
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