Cada dia mais a Logística Reversa vem sendo praticada pelas empresas que visam mais eficiência em seus processos e diminuição de seus custos. A prática da Logística Reversa e o sucesso de sua aplicação passa pelo preparo e conscientização das pessoas e grupos envolvidos (clientes, gestores, colaboradores) em relação ao descarte consciente, ideias de sustentabilidade e preservação da natureza. Comente sobre as seguintes questões abaixo:
- Comente sobre a definição de “Canais Reversos de Reuso”.
- Observe no seu dia a dia e cite quais seriam os produtos que se adequariam em um processo ligado aos “Canais Reversos de Reuso”.
- Comente sobre a definição de “Canais Reversos de Reciclagem”.
- Observe no seu dia a dia e cite quais seriam os produtos que se adequariam em um processo ligado aos “Canais Reversos de Reciclagem”.
Conto com a participação de vocês no nosso Fórum!
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
Canais reversos de reuso: diz respeito à reutilização de produtos ou materiais classificados como bens duráveis, cuja vida útil estende-se por vários anos. Nos casos em que ainda apresentam condições de utilização podem destinar-se ao mercado de segunda mão, sendo comercializados diversas vezes até atingir seu fim de vida útil. O exemplo mais comum desse tipo de canal reverso é o comércio de automóveis usados, que representa uma grande parcela do comércio de automóveis.
Canais Reversos de Reciclagem é o canal reverso de revalorização, em que os materiais constituintes dos produtos descartados são extraídos industrialmente, transformando-se em matérias-primas secundárias ou recicladas que serão reincorporadas à fabricação de novos produtos, um exemplo é o aço, a sucata de produtos descartados é misturada ao mínimo de ferro em indústrias siderúrgicas.
Os canais reverso de reuso estão relacionados a produtos que possuem uma durabilidade e vida útil por diversos anos. São bastante comuns em nosso dia a dia e podem ser destinados a uma venda mais barata, de segunda mão. Exemplos desta logística são móveis, automóveis, que após um período de uso costuma ser vendidos a um preço menor, como seminovos.
Já os canais reversos de reciclagem são itens de baixo valor agregado, extraídos do processo produtivo industrial e que transforma-se em matéria prima para ser reutilizado para uma outra finalidade ou até mesmo para reciclagem. São exemplos embalagens descartáveis, aço, sucata.
Bons estudos!