Cabe a área de gestão de pessoas a função de humanizar as empresas. Esse é um assunto tão atual, mas que ainda é um desafio e gera muitas discussões nas organizações, ou seja, em muitas delas a gestão de pessoas de fato ainda não se tornou uma pratica constante. Mas é preciso estar atento, pois, com o surgimento de novas tecnologias, o advento da globalização e os novos processos produtivos e de serviços as empresas passaram a preocupar-se mais com esta área, visto que impacta diretamente na produção e resultados organizacionais. Descreva de acordo com seus conhecimentos, o que vem a ser a “gestão de pessoas” no cenário atual em que se encontram as organizações?
Soluções para a tarefa
Com os avanços tecnológicos, as empresas vão buscando dia após dia o aprimoramento em áreas impactantes como meio ambiente, informática, automatização, benchmarking, entre outros, porém traz como consequência no ambiente interno das organizações um grande desgaste mental e físico de todos os colaboradores da organização independente da posição hierárquica. Os colaboradores mesmo em ação são seres vivos sujeitos a razões e emoções, pois da mesma maneira que um funcionário é advertido e absorve e sente o impacto negativo dessa insatisfação por parte de seu superior, pode e é capaz de sentir a satisfação, eficiência e eficácia da concretização de um grande negócio para a organização, por isso a empresa em geral vem mudando o pensar empresarial de funcional para sistêmico ou por processos, onde cada departamento ou setor será importante na etapa seguinte. A Gestão de Pessoas é o equilíbrio indispensável nas organizações, pois busca entender os colaboradores e o contexto no qual estão inseridos, alicerçando e compactando num único horizonte a satisfação de cada um dos envolvidos ao mesmo tempo em que alavanca as mudanças e tomadas de decisões que as organizações tanto necessitam.
Resposta:
Explicação:A Gestão de Pessoas é caracterizada pela participação, capacitação, envolvimento e desenvolvimento do bem mais precioso de uma organização: o Capital Humano. Esse capital nada mais é do que as pessoas que a compõe. Cabe à área de Gestão de Pessoas a nobre função de humanizar as empresas. Apesar da Gestão de Pessoas ser um assunto tão atual na área de Administração, ainda fica restrita a um discurso para muitas organizações, ou pelo menos não se tornou uma ação prática.