C) Qual era a situação do Brasil em relação às duas superpotências EUA e URSS?
Soluções para a tarefa
Durante o período da Guerra Fria, que ficou marcada especialmente entre o fim da Segunda Guerra Mundial e a queda do Muro de Berlim, podemos dizer que houve, nas nações da África e da América Latina, uma relação satélite, com relação aos EUA e à URSS.
Os Estados Unidos da América e a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas foram os grandes centros de poder, ou pólos, do período da Guerra Fria. Durante os anos que compõem este momento, é notável que estas nações coordenaram ações em países diferentes para estimular interesses regionais.
É possível afirmar, portanto, que a situação geopolítica da América Latina e da África era dependente, e girava em torno das influências das duas partes em disputa.
Resposta:
Brasil-URSS: Relações bilaterais da Guerra Fria aos primeiros anos da perestroika. Resumo: ... Dadas as suas necessidades econômicas internas, a União Soviética, por sua vez, passa a despender menos unilateral mente na América latina. Assim, a política externa soviética torna-se mais pragmática em relação ao Brasil
Direta ou indiretamente, as relações bilaterais entre os países eram condicionadas por essa bipolaridade. Assim, a política de Washington em relação à América Latina – e ao Brasil em particular
Explicação: