História, perguntado por giovanasantos4482, 3 meses atrás

C) Quais relações podem ser estabelecidas entre "mão de obra escrava, divisão latifundiária da
terra, patrimonialismo" e nossas desigualdades sociais?

Soluções para a tarefa

Respondido por pabloeqbio
1

As relações estabelecidas entre a escravidão, o patrimonialismo e os latifúndios com a desigualdade social são de causa e consequência. Isso quer dizer que todos os fenômenos citados contribuíram de alguma forma para a perpetuação das desigualdades sociais atuais. Elas são, portanto, fruto da herança colonial e patrimonialista do Brasil.

Desigualdade Social no Brasil

O patrimonialismo é um conceito produzido por Max Weber que designa um Estado onde o que é público e o que é privado se confunde. Isso significa, grosso modo, falar de corrupção. No patrimonialismo é comum a apropriação dos recursos públicos por parte dos governantes, impedindo assim o investimento em políticas públicas e aumentando os níveis de desigualdade.

As consequências da escravidão no Brasil também são sentidas até hoje. A principal forma de observarmos isso é no racismo estrutural da sociedade, que continua marginalizando as populações negras e periféricas e contribuindo para a perpetuação e aumento das desigualdades sociais.

Os latifúndios estão muito relacionados ao passado colonial do Brasil e à escravidão também. São grandes porções de terra administrados, geralmente, pelas mesmas famílias desde o período colonial. Terras essas que muitas vezes se encontram sem função social, enquanto milhares de pessoas se encontram sem-terra e sem teto. É por esse motivo e para a redução das desigualdades sociais que se faz necessária a reforma agrária no Brasil.

Entenda mais sobre as desigualdades sociais no Brasil aqui: https://brainly.com.br/tarefa/2442025

#SPJ4

Perguntas interessantes