c) Quais eram os principais grupos políticos da sociedade fluminense em 1822 e quais eram seus interesses em relação ao Processo de Independência? *
Soluções para a tarefa
Sobre os principais grupos políticos da sociedade fluminense em 1822 temos o Partido Brasileiro, o Partido Português e o grupo dos Liberais Radicais, sendo que todos eles acabaram contribuindo diretamente com o Processo de Independência, exceto pelo Partido Português, que defendia uma recolonização do Brasil.
Após a Independência, porém, os membros do Partido Português passaram, ainda que sem outra opção, a apoiar D. Pedro I e o Império do Brasil, defendendo que o mesmo lutasse contra o separatismo para manter a integridade dos territórios controlados pelo Brasil naquela época. D. Pedro I manteve um governo centralizado para que isto ocorresse.
Os principais grupos políticos da sociedade fluminense no ano de 1822 foram os partidos Brasileiro e Português e o grupo dos liberais radicais. O Partido Brasileiro e os liberais radicais tinham interesse e contribuíram para o processo de independência, ao contrário do Partido Português, que desejava que o país fosse recolonizado.
A independência do Brasil foi um processo que se estendeu de 1821 a 1825. Com ela, o país procurava deixar de ser uma colônia de Portugal. A independência do Brasil foi proclamada no dia 7 de setembro de 1822, por Dom Pedro I, assegurando a emancipação do Brasil como colônia portuguesa. O dia 22 de setembro de 1822 foi um domingo.
O imperador Dom Pedro I levantou a espada e declarou a independência às margens do Rio Ipiranga, localizado no Estado de São Paulo.
É preciso destacar que o processo de independência não teve a presença de grandes conflitos armados com a coroa portuguesa, mas o regime político adotado passou então a se constituir uma monarquia constitucional.
Saiba mais sobre a independência do Brasil em: brainly.com.br/tarefa/17690733
Bons estudos!