c) Quais as vantagens e desvantagens de viver nas cidades?
Soluções para a tarefa
Resposta:
As Vantagens: na cidade tem mais oportunidades de empregos, moradias, estudo, comodidade, como moradia, meios de transporte, diversão e recursos para a nossa saúde.
As Desvantagens: a poluição sonora, poluição ambiental, a poluição do ar, e pela violência.
Resposta:VANTAGENS
Não ser capital e oferecer quase tudo que uma capital oferece;
Clima. É quente, mas é suportável, tem os seus dias de frio ocasionais. Muitos dias claros. Temperatura média anual um pouco acima do ideal: 20°C
A poluição não é tão grande quanto poderia ser, pois não há morros em volta a segurar.
Malha viária. Quase todas as estradas que chegam à cidade são duplicadas e a maioria delas está em ótimo estado.
Sistema educacional no Ensino Superior, os centros de pesquisa. A UNICAMP, que dispensa explicações A cidade é agradável. Se não fosse, não seria um polo de migração, no qual - ainda - pouco mais de metade da população é de gente de fora.
A cidade é bonita, apesar dos problemas. Mas com administrações populistas e/ou negligentes, não se cuida ou melhora a parte boa e a ruim continua como antes.
Ter Barão Geraldo como distrito é uma distinção enorme, a qualidade de vida de lá é ainda melhor que Campinas, ainda que esteja negligenciado na questão da segurança.
O clima bucólico de Sousas (ainda vou mostrar para vocês aqui no SSC). Campinas, mesmo não sendo tão grande, contém vários mundos diferentes, coisa que só grandes cidades (nos dois sentidos) têm.
Emprego bom não falta, o que falta é gente apta para preenchê-los.
DESVANTAGENS
Trânsito. A cidade é um labirinto para quem não conhece e está cheia de gargalos. Ainda sim, se não houver obras ou acidentes, o trânsito é pesado mas anda.
Pessoas. O campineiro típico é frio e arrogante, a cidade é difícil para fazer amigos e as pessoas têm receio das outras porque há...
Sensação de insegurança. Campinas foi uma das primeiras cidades a sentir o aumento da violência, ainda nos anos 1970. Por causa disso, as pessoas sentem medo e a cidade ficou mal-afamada.
Pobreza urbanística. Quase ausência de fiação enterrada, calçadas malcuidadas, asfalto variando entre o ótimo e o terrível e a terrível...
Poluição sonora e visual. Carros de som a aborrecer as pessoas com produtos que interessam a quase ninguém e letreiros feios e enormes a brigar uns com os outros.
Pichações. A feiura das pichações entristece ainda mais a cidade e as pessoas que vivem nela.
Centralização. Os serviços da cidade são muito concentrados no Centro, não há polarização forte nos distritos, nos demais bairros e na periferia, só polarização fraca e complementação local.
Transporte urbano. Só ônibus (a maioria de caminhônibus), tarifa cara, muitas linhas sobrepostas.
Vida noturna e serviços de madrugada são duas coisas que Campinas até tem, mas não se pode esperar muito.
Segregação. Campinas "de lá" x Campinas "de cá". Quase não existem bairros bons ao sul da Rod. Anhanguera e os que existem estão próximos a ela
Explicação: