Biologia, perguntado por soueu358, 5 meses atrás

c) De que forma a posição trófica interfere no nível de toxicidade? Qual seria a posição trófica do ser humano nesse sistema? Como as relações ecológicas podem auxiliar no controle de pragas e produção de alimentos?​

Soluções para a tarefa

Respondido por jhuliaevillynmacedo
15

Resposta: A posição trófica incluencia diretamente na concentração da substância tóxica ao organismo. O ser humano, por ser topo de cadeia, tem maior tendência a apresentar concentrações maiores dessa toxina.

Respondido por petitcalvin
7

A posição trófica interfere por meio do fenômeno de C) Biomagnificação.

O ser humano está na posição de C) consumidor.

Por meio do processo de C amensalismo.

O que é a Biomagnificação e como isso se relaciona com o ser humano?

O fenômeno da biomagnificação é o aumento dos níveis de toxicidade ao decorrer dos níveis tróficos, de forma que os níveis produtores têm os menores quantitativos de toxicidade.

Para entendermos esse fenômeno basta visualizarmos uma situação hipotética. Vamos supor que, em um ambiente aquático, a água está contaminada, e por conseguinte, o fitoplâncton também estará.

O zooplâncton, que consome vários fitoplânctons terá um nível de toxicidade maior, por ter absorvido os tóxicos de todos os fitoplânctons que comeu.

A mesma lógica para o consumidor secundário desse zooplâncton: um peixe, por exemplo. E, por conseguinte, nós, os seres humanos, não comemos apenas um peixe ao longo da vida. Portanto, nossos níveis de toxicidade, por estarmos no topo da cadeia, serão os mais elevados.

Como as relações ecológicas podem controlar pragas?

A relação ecológica denominada amensalismo pode e é amplamente utilizada no controle de pragas. Um fungo que naturalmente produz uma substância X pode servir para controlar uma bactéria Y que não é tolerante a X.

Dessa forma que o primeiro remédio antibiótico, a penicilina, foi descoberto.

Aprenda mais sobre relações ecológicas em: https://brainly.com.br/tarefa/46615494?referrer=searchResults

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes