c) Como era a relação do pintor com o mundo exterior?
Soluções para a tarefa
Resposta:
A pintura é uma técnica antiga de aplicação de cor a uma superfície. Pode ser um papel, uma pedra, uma parede, o próprio corpo, ou qualquer lugar que o pintor deseje. É uma manifestação artística que está presente na história há séculos.
Algumas pinturas são tão marcantes para a história que surgem logo na memória. É o caso da Mona Lisa, de Leonardo da Vinci, por exemplo. A obra de 1517, atualmente exposta no Museu do Louvre, em Paris, é reconhecida mundialmente.
Mona Lisa, de Da Vinci, famosa por seu sorriso enigmático. (Foto: Wikipédia)
História da pintura
No período artístico clássico, a arte predominante era a escultura grega. A pintura só surgiu depois, como a forma encontrada pelos povos medievais de mostrarem ao público a sua arte.
Com a Revolução Industrial, começaram a surgir os avanços nas técnicas de produção de imagens. A partir do século XIX, surge a fotografia, o que gera uma crise nos pintores de cavalete, que sentem a procura por sua arte diminuir.
A pintura volta ao cenário cultural no século XX, com as exposições de arte. A arte moderna e as novas tecnologias fizeram com que os pintores se adaptassem ao novo mercado, criando novas formas de representação. A fotografia, a computação gráfica e o desenho passaram a fazer parte do universo da pintura.
Os movimentos culturais que surgiram ao longo das décadas, como o Romantismo, Abstracionismo, o Surrealismo e o Cubismo, revelaram grandes artistas por todo o mundo.