busque as seguintes diferenças interligadas entre os princípios industriais da Alemanha e da Inglaterra
Soluções para a tarefa
Resposta: a fase inicial da Revolução Industrial é característica da Inglaterra. Foi lá que o desenvolvimento da produção fabril se desenvolveu inicialmente, e a partir daí se espalhou pelo resto do mundo. Nos primeiros tempos essas iniciativas estavam restritas à Inglaterra, que detinha o monopólio dessas atividades e desses produtos. É na Inglaterra que aos poucos a economia de base agrária vinha se modificando devido ao desenvolvimento comercial. As atividades tradicionais passavam a se modernizar para melhor se situar em uma economia de mercado com maior uso de moeda. Diante da demanda por uma produção maior, mais veloz, de menor custo - alterações que o avanço do sistema capitalista sempre exige de seus empresários e produtores - passa-se a procurar algumas inovações técnicas que possibilitem alcançar este nível produtivo, juntamente com amplas mudanças em outras esferas da sociedade.
Muitas razões podem se apontar que justifiquem a Inglaterra como centro irradiador das atividades industriais. A Inglaterra apresentava as condições necessárias para desenvolver tais atividades. É preciso lembrar que ela era a líder do comércio colonial, e, portanto, rica, com um imenso mercado a sua disposição. Dessa forma tinha razões para tentar aumentar a sua produtividade. Naquela época a dinâmica do mercado era muito restrita, de modo que o investimento em técnica para aumentar a produção era cerceado. Entretanto, a Inglaterra era a potência dos mares. Tinha um grande mercado em expansão e, portanto havia uma demanda por inovações técnicas para aumentar a produtividade. Por outro lado, havia disponibilidade de capitais a serem aplicados nas inovações.
Assim, este desenvolvimento econômico propiciou que se configurasse um sólido sistema financeiro e monetário, o que era imprescindível para os investimentos industriais. Também havia um bom sistema de crédito, que atendia a demanda por dinheiro, sempre crescente em tal ambiente de desenvolvimento das atividades econômicas.