Brigas na adolescência Você conhece, caro leitor, a expressão "aborrescente"? Ela, provavelmente, foi criada por adultos que não tiveram sensibilidade para compreender o processo da passagem do filho da infância para a adolescência. Nesse momento, os jovens vivem uma crise, que pode ser muito produtiva para eles se os pais bancarem essa nova fase. E, para isso, é preciso muita maturidade. É que não é mesmo fácil superar todos os questionamentos que eles fazem em relação a tudo, nem a aparente arrogância – um modo que eles têm de se proteger de toda a insegurança que sentem –, a teimosia permanente, a instabilidade e a impulsividade. Mas é justamente por isso que eles precisam de um ambiente familiar acolhedor e seguro para tudo o que vivem. [...] É preciso lembrar constantemente que os pais devem ser os adultos dessa relação. Reagir às provocações dos filhos no mesmo tom deles transforma um conflito de gerações em confronto de iguais, o que, aliás, essa mãe percebeu muito bem. E isso não ajuda o filho nessa busca de seu novo lugar, na família e no mundo. É preciso saber de antemão que, mesmo bancando com firmeza e leveza esse período da vida do filho, que mesmo investindo no diálogo e na negociação, que mesmo adotando uma atitude compreensiva, os pais enfrentarão a oposição dos filhos e, em muitos momentos, viverão percalços no convívio. Mas esses são os ossos do ofício, não é mesmo? SAYÃO, Rosely. Disponível em:. Acesso em: 13 jun. 2016. (Fragmento) a) O primeiro parágrafo contextualiza o tema do texto e antecipa a tese (ponto de vista) da autora em relação ao assunto tratado no artigo de opinião. Que frase evidencia esse posicionamento? b) A autora inicia e finaliza o fragmento do texto com perguntas. Qual é a sua intencionalidade ao empregar duas vezes esse recurso linguístico? c) Qual é o sentido da expressão idiomática “ossos do ofício” e que efeito de sentido ela cria no texto?
Soluções para a tarefa
Olá, tudo bem?
O exercício é interpretação de texto
a) O primeiro parágrafo contextualiza o tema do texto e antecipa a tese (ponto de vista) da autora em relação ao assunto tratado no artigo de opinião. Que frase evidencia esse posicionamento?
Ela, provavelmente, foi criada por adultos que não tiveram sensibilidade para compreender o processo da passagem do filho da infância para a adolescência.
b) A autora inicia e finaliza o fragmento do texto com perguntas. Qual é a sua intencionalidade ao empregar duas vezes esse recurso linguístico?
Fazer o público refletir enquanto está lendo e logo depois quando termina de ler.
c) Qual é o sentido da expressão idiomática “ossos do ofício” e que efeito de sentido ela cria no texto?
ossos do ofício quer dizer problemas da profissão e no texto querem dizer que ter filhos adolescentes, mesmo tendo uma atitude compreensiva, é viver percalços no convívio.
Saiba mais sobre interpretação de texto, acesse aqui:
https://brainly.com.br/tarefa/24881797
Sucesso nos estudos!!!