Brasil, um país sabidamente constituído por múltiplas etnias, que tem uma cultura diversa. Será que, mesmo assim, existe preconceito ou discriminação racial por aqui? Certamente você já tem essa resposta. Mas como chegamos a isso? Tivemos um processo colonizador pautado na força militar e na imposição ideológica. A soma da visão eurocêntrica e racista explorou e dizimou as populações indígenas, o tratamento não foi muito diferente em relação ao tráfico negreiro. (Livro Texto)
A partir do texto acima, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I - A herança de preconceito e discriminação racial não acabou com o fim da escravidão, mas perdura até os dias atuais e se manifesta mesmo com grupos que são parte da mesma nação, como nordestinos ou nortistas.
PORQUE
II - Contraditoriamente, parece que o país insiste em construir uma nação homogênea a partir de uma formação amplamente diversa como a nossa.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
Group of answer choices
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições falsas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Alternativa A, I e II são corretas e a I justifica a Ii, visto que pois a herança de preconceito e discriminação racial não foi encerrada com o fim da escravidão, basta analisar que os ex-escravos foram basicamente excluídos da sociedade após a abolição.
Há uma insistência de construção de uma nação homogênea a partir de uma formação amplamente diversa como a nossa, muito derivada das práticas de marginalização dos negros por parte das elites históricas do país.
Abraços!
Perguntas interessantes
Biologia,
8 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
Pedagogia,
1 ano atrás
Administração,
1 ano atrás
Geografia,
1 ano atrás