História, perguntado por analuizaduquefernade, 5 meses atrás

Brasil – Paraíso terreal ou inferno Atlântico?
Como boa parcela do “Novo Mundo”, o Brasil deve muito aos elementos do imaginário europeu, pois é através desse olhar que será inventada a nossa nação. O Brasil, assim como toda a América, foi colocado a serviço das novas descobertas do mundo. Como tudo o que era considerado raro, estranho ou singular tornava-se alvo de uma ganância (busca por lucro) que aumentava a cada dia; à exuberância (extrema beleza) da natureza, dos humanos e dos animais somava-se à fascinação pela diferença: “canibalismo”, nudismo, liberdade sexual, erotismo, tudo isso despertava uma atenção especial.
Podemos considerar que os desbravadores europeus, após ter explorado o oceano Índico e desmistificado (acabado com os mitos) o seu universo fantástico, fizeram das Novas Terras o “Reduto das humanidades monstruosas, do paraíso terreno, do reino do próprio demo...”
(SOUZA 1986:26)
De acordo com o texto é possível afirmar que
a) a curiosidade dos europeus a respeito do “Novo Mundo” os levou a desenvolver um imaginário que vinculava ao Brasil ideias tanto paradisíacas quanto demoníacas.
b) a exuberância (beleza) da natureza e o “canibalismo” ajudaram a desenvolver um imaginário paradisíaco das terras brasileiras.
c) os índios, sua nudez, a liberdade sexual e o erotismo retratavam o inferno que significava viver na região dos trópicos.
d) a visão dos europeus sobre as terras brasileiras era exclusivamente paradisíaca, por isso, devemos agradecer os portugueses por este olhar positivo sobre as nossas terras.

Soluções para a tarefa

Respondido por Gabrields2000
1

Resposta:

De acordo com o texto é possível afirmar que:

a) a curiosidade dos europeus a respeito do "Novo Mundo" os levou a desenvolver um imaginário que vinculava ao Brasil idéias tanto paradisíacas quanto demoníacas...

Espero ter ajudado...^-^

Perguntas interessantes