Geografia, perguntado por Elisandra9226, 1 ano atrás

brasil na regionalização mundial países centrais e periféricos continente americano? alguém sabe?

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
90

Os países periféricos são aqueles que não possuem economias que são centrais no capitalismo internacional, de modo que os países subdesenvolvidos são pequenos países periféricos e os países em desenvolvimento (ou emergentes) são grandes países periféricos.


O Brasil, nesta lógica, é classificado como um grande país periférico, pois a sua economia ainda é muito dependente da economia global e não possui grande expressividade internacional (não há empresas brasileiras instaladas em muitos países, por exemplo).


No continente americano como um todo somos também um país periférico, de modo que a nossa economia depende ainda da economia dos Estados Unidos, mas em relação à America do Sul somos um país de economia central da qual dependem muitos dos outros países.

Respondido por ferretti
13

A posição do Brasil na regionalização mundial dos países centrais e periféricos do continente americano é de país periférico, quando analisado sob uma perspectiva ampla.

Isso ocorre porque, na América, os dois únicos países de relevância central, são Estados Unidos da América e Canadá. É importante observar, no entanto, que esse tipo de visão sobre a geopolítica é ultrapassada, já que vários países vem ganhando relevância. O Brasil, apesar de ser periférico se comparado aos EUA, deixa de ser periférico quando observamos sua influência regional.

Hoje dizemos que os países dividem-se entre desenvolvidos, subdesenvolvidos e emergentes. Neste sentido, o Brasil está no grupo dos emergentes, ou seja, dos países que estão abandonando seu status de periferia.

São países centrais, ao redor do globo:

  • Estados Unidos;
  • França;
  • Alemanha;
  • Grã-Bretanha;
  • Rússia;
  • Japão;

Entre os países periféricos da América, podemos apontar os seguintes países, com exceção do Brasil:

  1. Argentina;
  2. Chile;
  3. Uruguai;
  4. Peru;
  5. Equador;
  6. Venezuela;

É importante observar, mais uma vez, que este tipo de diferenciação tem caráter não só econômico, mas também político. A economia chinesa, por exemplo, é considerada uma das maiores do mundo, embora ocupe espaço junto aos países considerados periféricos (em muitas análises).

Agora que você já sabe a posição do Brasil na regionalização mundial dos países centrais e periféricos do continente americano, que tal aprofundar seus conhecimentos sobre geografia?

A crise do modelo liberal

https://brainly.com.br/tarefa/19375173

A globalização como conjunto de relações sociais

https://brainly.com.br/tarefa/18839413

A divisão mundial entre centrais e periféricos

https://brainly.com.br/tarefa/19570552

-

Matéria: Geografia

Nível: Ensino Superior

Perguntas interessantes