Brasil Colônia I - Os ciclos econômicos, ciclo do açúcar e ciclo do ouro
Soluções para a tarefa
Resposta:
Os ciclos econômicos do Brasil dizem respeito às atividades econômicas do país em determinado intervalo de tempo. Desde a colonização pelos portugueses, riquezas naturais foram exploradas e culturas agrícolas foram implementadas no país. Essas atividades foram responsáveis pela economia brasileira em determinado período e região. Os ciclos econômicos do Brasil estiveram, majoritariamente, localizados nos estados mais litorâneos do país. Essa configuração está associada à não homogeneidade na povoação do território nacional, às grandes diferenças climáticas existentes no país e à disponibilidade dos recursos com valor comercial.
Explicação:
Ciclo da Cana-de-açúcar
O segundo dos ciclos econômicos do Brasil tem a cana-de-açúcar como principal produto de aquecimento da economia da colônia portuguesa. A emergência desse ciclo no território brasileiro está diretamente ligada com a valorização do açúcar no mercado europeu. As técnicas de plantio da cana já eram dominadas pelos portugueses, que cultivavam o produto em outras colônias. O ciclo da cana-de-açúcar tem duração estimada entre o período que compreende a segunda metade do século XVI e o final do século XVII. A atividade agrícola ficou concentrada na região Nordeste do país, onde foram instalados os engenhos de cana-de-açúcar. Bahia e Pernambuco foram os principais centros de produção e onde acontecia a vida social, política e econômica da colônia. Nesse período, a força de trabalho utilizada é a dos povos negros escravizados, vigorava o sistema plantation com adoção da monocultura. A produção de açúcar realizada no Brasil tinha como finalidade o mercado externo.
Ciclo do Ouro
De acordo com historiadores, o ciclo do ouro representou o ápice da economia brasileira no período colonial. A atividade de mineração no Brasil tem início no final do século XVII com a descoberta das primeiras minas. Nesse período, o Nordeste perde a centralidade que tinha durante o ciclo da cana-de-açúcar. Agora as atenções se voltam para a região Sudeste.
A exploração dos minérios de ouro acontece, principalmente, em Minas Gerais. Contudo, serão encontradas jazidas em Goiás e Mato Grosso. Mais uma vez, todas as riquezas encontradas no país são direcionadas para a Europa. O trabalho escravo ainda se constitui como a mão de obra que viabiliza o desenvolvimento da atividade econômica.