Saúde, perguntado por mejos93750, 4 meses atrás

(BRASIL, 2005) O cumprimento das funções de vigilância epidemiológica depende da disponibilidade de dados que sirvam para subsidiar o processo de produção de informação para ação. A qualidade da informação depende, sobretudo, da adequada coleta de dados gerados no local onde ocorre o evento. É também nesse nível que os dados devem primariamente ser tratados e estruturados, para se constituírem em um poderoso instrumento, a informação, capaz de subsidiar um processo dinâmico de planejamento, avaliação, manutenção e aprimoramento das ações. Sobre os dados que alimentam o Sistema Nacional de Vigilância Epidemiológica, é correto afirmar:

A) Notificação de surtos e epidemias: esses dados são analisados em instâncias locais para que as medidas sejam tomadas apenas nos local de ocorrência.
B) Dados demográficos, ambientais e sociodemográficos: permite quantificar grupos populacionais. Referem-se ao número de habitantes, levando em consideração as notificações com relação às patologias.
C) Dados de morbidade: não é um dos dados mais utilizados na vigilância epidemiológica, mas possui sua importância no que se refere a criação e políticas de saúde
D) Dados de morbidade: apresentam a distribuição dos casos segundo as condições do portador da infecção ou patologia específica. Normalmente esses dados são oriundos de censos.
E) Dados de mortalidade: indicam a gravidade de um fenômeno vigiado. São obtidos por meio da declaração de óbito e, são padronizados e processados nacionalmente.

Soluções para a tarefa

Respondido por DazzHUE
5

Resposta: E) Dados de mortalidade: indicam a gravidade de um fenômeno vigiado. São obtidos por meio da declaração de óbito e, são padronizados e processados nacionalmente.

Explicação: Corrigido Pelo AVA

Perguntas interessantes