Bourdieu se aproxima bastante da concepção marxista ou, mais amplamente, materialista, segundo a qual a produção simbólica de um indivíduo ou grupo está subordinada ou mesmo determinada pelas suas condições materiais de existência. A cultura de cada grupo basicamente traduziria, em termos simbólicos, suas condições objetivas de existência. (Fonte: NOGUEIRA, Maria Alice. Bourdieu e a educação. 4ªed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2014. [p.39]) Assinale a alternativa que expressa, de modo claro, o que o trecho indica como aproximação das ideias de Marx e Bourdieu. Escolha uma:
a. As condições objetivas de existência são fruto da produção simbólica de uma classe social, por meio da religião e da arte, por exemplo.
b. A cultura é produzida de modo diferente pelas classes sociais – a origem do capital cultural está diretamente ligada àquilo que cada uma vivencia, a partir de sua realidade material.
c. A produção simbólica é fruto, unicamente, do capital cultural de uma determinada classe social.
d. Bourdieu, do mesmo modo que Marx, entende haver, unicamente, uma “luta de classes” entre dominantes e dominados – uma tentando tomar o lugar da outra em sucessões ao longo da história.
e. Do mesmo modo como Marx, Bourdieu entende que o capital cultural recebido e vivenciado pelo indivíduo é o que dá origem à sua vida material.
beatrizmarlon02:
a. As condições objetivas de existência são fruto da produção simbólica de uma classe social, por meio da religião e da arte, por exemplo. Correto
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As condições objetivas de existência são fruto da produção simbólica de uma classe social, por meio da religião e da arte, por exemplo.
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a. As condições objetivas de existência são fruto da produção simbólica de uma classe social, por meio da religião e da arte, por exemplo.
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