Biologia, perguntado por rrborges, 10 meses atrás

Bom dia galera vocês poderiam me ajudar?

1) "Diante da grande biodiversidade, foi criado um método universal de classificação dos seres vivos". O que é biodiversidade e qual a importância da classificação biológica?


2) A melhor maneira de determinar se dois seres pertencem à mesma espécie, é verificar a semelhança entre seus DNAs. No entanto, nem sempre esse teste é viável, por isso também se usa o método do cruzamento. Pesquise e responda: Como é possível saber se dois indivíduos pertencem à mesma espécie através do cruzamento entre eles


3) Desafio: a semelhança externa entre dois seres, é um critério confiável para determinar se pertencem à mesma espécie? Explique.


4) O que são nomes científicos? Quais as regras para sua escrita?

5) O consumismo hoje em dia é um dos principais que leva à redução da biodiversidade. Explique por quê. Qual o papel da ciência na conservação da biodiversidade?

Soluções para a tarefa

Respondido por souzaadriele538
2

Resposta:

1) o que e biodiversidade:biodiversidade, e a parâmetros antagônicos quanto à identificação e descrição de novas espécies, foi necessária a reformulação da organização de Lineu para um modelo de classificação mais coeso. A partir de então surgiu o sistema moderno, relacionando os seres vivos de acordo com o parentesco evolutivo, a similar composição química e a estrutura genética,

2)Que um gato e um pássaro não são organismos de uma mesma espécie todos nós sabemos, não é mesmo? Entretanto, nem sempre é tão simples saber se um organismo é ou não da mesma espécie que outro. A aparência, apesar de ajudar muitas vezes, não é um critério confiável, uma vez que existem muitos organismos da mesma espécie, mas com características muito distintas.

Várias pessoas já tentaram conceituar uma espécie, mas essa conceituação não é simples e passa por diversas dificuldades. Apesar de existirem conceitos que são mais aceitos por especialistas, ainda não há um que explica completamente toda a complexidade de uma espécie.

→ Conceito biológico de espécie

O conceito biológico de espécie mais aceito e mais difundido é o que foi proposto por Mayr em 1977. Segundo esse conceito:

“Espécies são agrupamentos de populações naturais intercruzantes, reprodutivamente isoladas de outros grupos semelhantes”

3)botânico Fábio Pinheiro apresenta duas orquídeas bastante diferentes entre si mantidas no jardim experimental do Instituto de Biologia da Universidade Estadual de Campinas (IB-Unicamp). As duas exibem cachos de flores rosa e são classificadas como Epidendrum secundum, espécie que cresce em uma longa faixa de terra entre a Bahia e o Rio Grande do Sul, na cordilheira dos Andes e no Caribe. Uma delas, coletada no alto de uma serra de Minas Gerais, tem cerca de 20 centímetros de altura e três ramos. A outra, trazida das terras tórridas da Paraíba, tem quase o triplo da altura e o dobro de ramos. “Não sabemos se ainda são da mesma espécie ou se já se diferenciaram tanto que não são mais capazes de cruzar e gerar descendentes férteis”, diz Pinheiro.

5)ompreenda o que é biodiversidade e a importância da conservação de todas as formas de vida do planeta.

A palavra biodiversidade aparece constantemente nos noticiários e normalmente está relacionada com notícias aparentemente ruins, tais como a sua diminuição ou problemas ambientais que a afetam em uma região. Mas, afinal, o que é biodiversidade?

O termo biodiversidade foi criado em 1985 a partir da junção de duas palavras: diversidade e biológica. De uma maneira simplificada, podemos dizer que a biodiversidade é a variedade de espécies de uma área. Ela se refere, portanto, a todas as espécies de plantas, animais, micro-organismos e outros seres vivos de uma determinada região. Além disso, a biodiversidade inclui também o papel dos organismos nos ecossistemas.

Perguntas interessantes