É urgente que a concepção de escola e sua função social seja revista, repensada. Isso porque a educação autoritária, compartimentada, com currículo fragmentado e distanciado das transformações sociais e da vida e cultura dos alunos, em que o sujeito educando não tem autonomia e participação na construção de seus saberes, está perdendo seu significado.
Você é um educador que gosta de inovar e está sempre atento a novas metodologias para tornar a aprendizagem um momento prazeroso de construção de conhecimentos. Surge, então, a ideia de estruturar um projeto multidisciplinar, mas isso requer a participação de colegas e equipe. A ideia, quando apresentada em uma reunião pedagógica, gera desconforto em uns, por não acreditarem na mudança, em outros, por acomodação e, nos demais, por não conhecerem a proposta.
Reflita e responda:
a) Como você defenderia a sua proposta de trabalho?
b) Quais seriam os argumentos para que seus colegas compreendessem e aderissem ao trabalho?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Alguém pra ajudar? pfv?
Resposta:
Padrão de resposta esperado
a) O primeiro ponto a ser esclarecido é que o trabalho com projeto multidisciplinar oferece uma condição para a melhoria da qualidade do ensino, pois supera a clássica divisão existente entre as disciplinas e contribui para a formação total do educando.
Quando se estabelece um diálogo entre os conteúdos, levantam-se questões interdisciplinares e identificam-se pontos comuns entre eles. Isso leva o educando a um melhor entendimento do mundo concreto e à compreensão dessas relações, facilitando não só a aprendizagem, mas o trabalho do educador, já que consegue que outros colegas o ajudem a tirar dúvidas que surgirem, fora da sua área.
b) É preciso mostrar que o projeto multidisciplinar proporciona no dia a dia o exercício da busca e da descoberta, aguçando a curiosidade e a criatividade e aumentando no aluno a capacidade de dominar novas informações e relacioná-las com as antigas – fatores primordiais para o sucesso da aprendizagem. É preciso, também, esclarecer que este trabalho dinamiza, inova e traz movimentos positivos para dentro da escola.
Os educandos participam, discutem, refletem e aprendem com prazer, sempre com novos desafios.