Física, perguntado por doubleguy, 1 ano atrás

Boa tarde. Tem como fazer isso por cálculos? Ao meu ver está faltando dados para concluir a questão. Resposta: Letra E.

Anexos:

alsm62660: Fala Double, blz? Estou rachando a cuca nesse exercício...kkkk. Não foi fornecida a massa do quadro? Se tiver o valor mande, então teremos uma luz no fim do túnel. Abçs.
georgenasciment: kkk né isso Alsm, eu fui pela a que tinha mais lógica, considerando os pontos distanciados por A e B 1 m rsrs
alsm62660: Então George, se tiver a massa, acho a tração nos fios. E vou tentar saber o comprimento do fio por momento...
alsm62660: É uma tentativa, nada de 100% de exatidão...
georgenasciment: kkk verdade.
doubleguy: Obrigado a todos por ajudar.
georgenasciment: Por nada :)

Soluções para a tarefa

Respondido por georgenasciment
1
Olá Double,
Como vai?
Pois bem, nesse caso quanto maior for o comprimento dessa corda maior será também à resultante vertical que também lembra-me a lei dos cossenos essa questão, mas isso não vem ao caso, portanto o item (e) 2,0 m como resposta.

Espero ter ajudado.

doubleguy: Eu também vi isso no yahoo... Mas então não há forma nenhuma de calcular, certo? Independente das alternativas, a maior seria a correta? Obrigado.
georgenasciment: Sim, isso mesmo Double!
doubleguy: Valeu.
Respondido por Usuário anônimo
1
     O requisito para resolver essa questão é deduzir uma fórmula que relacione o comprimento do fio (l) e a tração (T), a fim de que seja possível prever o que acontecerá com o módulo da tração se o comprimento do fio for modificado.
     Não foi solicitado, mas saiba que o fio pode arrebentar se atingir uma determinada tração, logo devemos ou diminuir ou aumentar o comprimento do fio respeitando essa sua limitação.
     Para iniciar, devemos desenhar os triângulos formados tanto pelos comprimentos quanto os vetores de força, pois eles são iguais, visto que se o sistema permanece em equilíbrio temos que a representação gráfica da soma vetorial resultará em um polígono fechado. Veja o desenho do anexo para melhor compreensão.

     Utilizando o Teorema de Pitágoras no triângulo das medidas, temos:

(\frac{l}{2})^2=\varphi ^2+0.5^2 \\ \varphi^2=(\frac{l^2}{4})-(\frac{1}{2}) \\ \varphi=(\frac{\sqrt{l^2-1}}{2})
 
     Igualando o seno dos dois triângulos, vem que:

 \frac{\varphi}{ (\frac{l}{2}) }= \frac{ (\frac{P}{2}) }{T} \\ T= \frac{(\frac{P}{2})*(\frac{l}{2})}{(\frac{\sqrt{l^2-1}}{2})} \\ T= \frac{lP}{2 \sqrt{l^2-1} }
 
     Note que as variáveis principais estão na fórmula a cima, logo podemos usá-la para o fim que desejamos.

(2T2 \sqrt{l^2-1})^2=(lP)^2 \\ 4T^2(l^2-1)=l^2P^2 \\ (2Tl)^2-(2T)^2-(lP)^2=0
 
     Agora está provado que a relação entre a tração e o comprimento é de inversa proporcionalidade, pois é uma correspondência por produto, logo se a tração aumentar o comprimento deve diminuir para manter a equação válida.
     Já que o nosso objetivo era diminuir a tração, então concluímos que o comprimento do fio deve ser o maior possível.

Letra E
Anexos:
Perguntas interessantes