Boa tarde Pelo amor de Deus alguém me ajudaaaaaa estou completamente desesperada!!!:( essa atividade é para entregar hoje mesmo!! Não estou conseguindo responder. Me ajudem por tudo o que mais sagrado na vida por favorzinho!! preciso dessas respostas Rápido!!1) comente sobre o processo de substituição do pau-brasil durante período de colonização. 2) Caracterize o processo denominado de capitanias hereditárias. 3) Quantas e quais capitanias prosperam. Justifique. 4) Referindo-se aos governos gerais do Brasil colonial, apresente seus objetivos e Caracterize cada um deles. 5) Comente a expressão " corrida pelo "ouro 6) Descreva o movimento conhecido como guerra dos emboabas 7) Comente sobre os impostos cobrados pela coroa aos garimpeiros.
Soluções para a tarefa
1) O sucesso da cana de açúcar em algumas regiões do Brasil fez com que a extração de pau-brasil não fosse tão intensa como nos primeiros anos, por isso essa substituição.
2) As capitanias hereditárias surgiram no intuito de incentivar a colonização do Brasil, com terras partindo do litoral até o interior.
3) Das 14 capitanias, apenas 2 vingaram, no caso a de Pernambuco e de São Vicente, devido ao sucesso da cana de açúcar na região.
4) Governo Geral de Tomé de Souza: teve como objetivo colonizar o interior do país, além de trazer missionários para pregarem o cristianismo.
Governo Geral de Duarte da Costa: assim como Tomé de Souza, incentivou a colonização, todavia teve alguns problemas com revoltas de jesuítas e invasões francesas.
Governo Geral de Mem de Sá: fundou novas missões e abafou as guerras entre jesuítas e indígenas.
5) Foi um período onde a população brasileira se deslocava para o interior do país em busca do ouro, produto de extremo valor.
6) Foi um desentendimento entre os povos que se achavam no direito de explorar determinadas jazidas de ouro recém descobertas no interior do país.
7) Quinto: 1/5 do ouro encontrado era destinado à coroa portuguesa.
Capitação: impostos cobrados dos colonos das regiões mineradoras, como imóveis, escravos.
Derrama: impostos cobrados caso ocorresse um atraso no pagamento do quinto.