blocos econômicos e sua importância para a economia atual.
Soluções para a tarefa
O bloco econômico é muito importante para o crescimento de um país, pois ativa a relação direta desse país com outros países trazendo benefícios para o mesmo. O comércio é um fator bastante importante o que leva a exportação e importação no mercado livre, a integração social entre vários países garante a livre circulação de pessoas, serviços e capitais.
O papel e a importância dos blocos econômicos são os seguintes:
Os blocos econômicos tiveram um papel positivo no desenvolvimento do comércio internacional. Isso pode ser explicado com a ajuda dos seguintes pontos:
1. Integração econômica:
Os blocos econômicos resultaram em integração econômica. Representa várias formas de integração econômica em uma região como SAARC, OPEP, ASEAN, UE etc. Eles unificam diferentes economias independentes e aproximam as nações.
Os blocos econômicos ajudam a melhorar o grau de cooperação e inter-relacionamento regional. Aproxima a nação unificando economias independentes e facilita a cooperação econômica entre os membros do grupo.
2. Transferência gratuita de recursos:
Os blocos comerciais ajudam na eliminação de barreiras tarifárias e não tarifárias e facilitam a transferência gratuita de recursos através da fronteira dos países membros. Isso ajuda na utilização ideal dos recursos disponíveis.
Isso ocorre porque nenhum país no mundo é auto-suficiente e eles precisam depender um do outro para o cumprimento de suas exigências.
3. Aumento do comércio:
A transferência gratuita de recursos ajuda a aumentar a produtividade dos países membros. Eles eliminam barreiras comerciais e incentivam o livre comércio. Isso aumenta as atividades de importação e exportação dos países membros, o que resulta em aumento das receitas comerciais.
Os blocos econômicos são sólidos e eficientes para criar crescimento econômico sustentável. Eles são criados para incentivar os parceiros comerciais a comprar e vender mercadorias já fabricadas em seus países de origem. Também incentiva economias de escala.
4. Oportunidades de emprego:
A produção e distribuição em larga escala levam a um aumento nas oportunidades de emprego direta e indiretamente. Isso resulta em aumento do nível de renda das pessoas, o que melhora o padrão de vida da economia.
Eles tendem a aumentar a renda e o nível de emprego dos países membros. É necessário capital para gerar mais e mais oportunidades de emprego. Levam à livre transferência de recursos, como recursos naturais, humanos e de capital, que são utilizados de maneira ideal para criar oportunidades de emprego.
5. Benefício para os consumidores:
A formação de blocos econômicos permite a transferência de tecnologias através das fronteiras, resultando em melhoria da produtividade e qualidade dos bens e serviços, beneficiando, em última análise, os consumidores em maior medida.
A remoção das barreiras comerciais e a livre transferência de recursos resultaram em produção e distribuição em massa. Isso facilita o fornecimento de produtos de qualidade a preços competitivos para os consumidores.
6. Espírito cooperativo:
Os blocos econômicos levam à integração econômica, política e cultural dos países membros. Isso desenvolve um espírito de cooperação e coordenação entre as nações membros. Isso ajuda a manter boas relações entre as nações membros.
7. Competição:
Os blocos econômicos resultaram em aumento da concorrência entre empresas de toda a região. Também facilita enfrentar a concorrência de maneira eficaz. Os blocos de negociação oferecem vantagem competitiva não apenas para grandes empresas estabelecidas, mas também para a empresa emergente.
8. Desenvolvimento da região:
O bloco econômico desempenha um papel importante na contribuição ao desenvolvimento, industrialização e crescimento econômico de toda a região. Eles são uma maneira sólida e eficiente de criar crescimento econômico sustentável.
Saiba mais sobre blocos econômicos em: https://brainly.com.br/tarefa/4810235