Biotecnologia contra a seca Produção agrícola e falta d’água nunca falaram a mesma língua, mas devem começar a se entender em breve. Pesquisadores brasileiros identificaram no café um gene capaz de tornar plantas resistentes à seca. Ele foi selecionado dentre 155 mil sequências genéticas que haviam sido decifradas em 2004. Para verificar se o gene escolhido estava realmente relacionado à adaptação da planta ao estresse hídrico, as equipes de Marcio Alves Ferreira, do Instituto de Biologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e Eduardo Romano, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), submeteram mudas da espécie Coffea arabica, a mais usada comercialmente, a longos períodos sem água. Eles observaram que, quanto mais seco ficava o ambiente, maior era a contribuição desse gene na proteção da planta. O passo seguinte foi transferir o gene para uma planta de laboratório e testar nela essa característica. Nessa etapa, os resultados também foram positivos. “As análises mostraram que o gene não só confere a característica como pode transmiti-la às futuras gerações”, conta Ferreira. O grupo adianta que pretende testar em campo a resistência à seca em plantas como soja, cana-de-açúcar e algodão, mudas mais fáceis e rápidas de serem manipuladas que o café. “Se responderem como a modelo, não deve demorar muito para que essas plantas cheguem ao mercado. Algo como de cinco a 10 anos”, estima Ferreira.
No trecho “‘... como pode transmiti-la às futuras gerações,...’” (3º parágrafo), o termo destacado refere-se à:
biotecnologia
característica
pesquisa
produção.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Produção agrícola e falta d'água nunca falaram a mesma língua, mas devem começar a se entender em breve. Pesquisadores brasileiros identificaram no café um gene capaz de tornar plantas resistentes à seca. Ele foi selecionado dentre 155 mil sequências genéticas que haviam sido decifradas em 2004.
No trecho destacado do texto, temos que o termo "transmiti-la" é referente à:
B. característica
Interpretação e análise do texto
Este se trata de um texto informativo em um formato de reportagem que mostra para os leitores alguns aspectos sobre uma pesquisa de campo que visa determina alguns genes do café que podem ser implementado nas plantações, para que quando houver seca, elas não sofram tanto.
Portanto, a palavra "transmiti-la" foi utilizada para se referenciar às características que o genes detectado no laboratório pode ser algo passado para as futuras gerações de plantas.
Estas características são positivas, pois as plantas poderão sobreviver mais tempo com a seca e a falta d'água.
Veja mais textos sobre plantas e suas características em https://brainly.com.br/tarefa/41218115