Biologia, perguntado por pietrapalmaprati, 10 meses atrás

(Biologia) Assinale a alternativa correta: *
(1 Ponto)
A transcrição e tradução gênica ocorrem no citoplasma e no núcleo, respectivamente
A perda de um único nucleotídeo no gene que dá origem ao RNAm não é suficiente para alterar a tradução
Toda molécula de RNAm possui um códon de iniciação, que é sempre o mesmo - AUG.
Diferentes aminoácidos podem ser transportados por um mesmo RNA.
No RNA podermos encontrar os nucleotídeos uracila, timina, citosina e guanina.

Soluções para a tarefa

Respondido por DuuudsLD
2

Bom dia

A alternativa correta é a letra C

  • E por que as outras estão erradas ?

A alternativa A está errada pois houve uma troca, a transcrição ocorre no núcleo e a tradução gênica ocorre no citoplasma, só que a alternativa nos disse que ocorre respectivamente no citoplasma e no núcleo, por isso que está errada.

A alternativa B está errada pois a tradução sempre vai ocorrer na leitura de 3 bases nitrogenadas do RNA mensageiro (chamado de códon), cada códon vai formar um aminoácido, e a junção de vários aminoácidos vai formar uma proteína. Só que a proteína também é definida pela sequência de aminoácidos, por exemplo, vamos pegar 2 aminoácidos, o aminoácido tirosina é codificado pelos códons UAU (Uracila, Adenina e Uracila), e UAC (Uracila, Adenina e Citosina), e a Serina é codificado por 6 códons, mas 2 deles que começam com Adenina são os códons AGU e ACG, e existem 3 códons de término, são eles : UAA, UAG e UGA, eles não codificam nenhum aminoácido, e vamos dizer que uma proteína X, possui como sequência de aminoácidos, tirosina e serina em sequência, agora imagine que no códon UAU, a Uracila seja retirada, o ribossomo só vai ler em trincas de bases nitrogenadas, se a Uracila não tivesse sido retirada do códon UAU (um dos códons da tirosina), o ribossomo ia para o outro códon AGU ou ACG que codificaria o aminoácido serina, e a proteína continuaria normal, com a sequência correta, só que como nesse exemplo, no códon UAU, ele leria a outra base da serina, que começa com a Adenina, ou seja, seria UAA, só que UAA é um códon de término, então a proteína poderia ser muito menor e simplesmente perder sua função. Então sim, um nucleotídeo pode alterar a tradução em determinados casos. Só que como eu disse, existem aminoácidos que são formados por vários códons, então ao mesmo tempo que um nucleotídeo pode ser retirado e causar um problema na sequência, pode também não ocorrer esse problema, eu vou deixar abaixo a tabela de aminoácidos e seus códons. Você vai perceber que existem vários aminoácidos que são codificados por muito mais de um códon em específico. Então o correto seria : '' a perda de um único nucleotídeo no gene que dá origem ao RNAm PODE ser suficiente para alterar a tradução''.

A alternativa D está errada pois um RNA transportador (que transporta os aminoácidos) só leva um aminoácido cada.

E  a alternativa E está errada, pois no RNA encontramos os nucleotídeos Uracila, Adenina, Citosina e Guanina. A Timina está presente apenas no DNA, e a Uracila presente apenas no RNA.

Bons estudos e espero ter ajudado

Anexos:

pietrapalmaprati: Vou colocar como Mlr resposta mas nn tá dando agr acho q eh a net quando voltar eu coloco ok mto obrigaduuu
DuuudsLD: Ndd :), e obrigado pela melhor resposta
luizahh67: obg me ajudo mt
DuuudsLD: Mas você entendeu a parte de que a perda de um nucleotídeo PODE causar um erro na tradução ?
DuuudsLD: Por exemplo, olha o exemplo da histidina, é codificado pelos códons CAU e CAC, imagine que em uma proteína existem em sequência 2 aminoácidos histidinas, imagine que a base U do códon CAU seja retirado, ele ia para a letra C do códon CAC, só que CAC também codificado o aminoácido histidina, então nesse caso nada iria ocorre
DuuudsLD: Ndd :)
DuuudsLD: Ocorrer :)
pietrapalmaprati: Simmmm quando eu li eu lembrei da aula Nn tava lembrando dessa parte
DuuudsLD: ótimo, é porque realmente poderia ter ficado confuso
Perguntas interessantes