Biografia do autor Lino de Albergariapodem me ajudar por favor desde já agradeço
Soluções para a tarefa
O escritor Lino de Albergaria (68) mora em um apartamento elegante, em um bairro tradicional de Belo Horizonte. Sua casa é decorada com paredes coloridas, quadros abstratos e enfeites que parecem ter vindo de lugares longínquos, revelando às visitas os ares viajantes do escritor. Na verdade, sua sala impecavelmente decorada nos parece uma prévia de sua personalidade e um retrato do que conhecemos de sua escrita: criativas, poéticas e acolhedoras.
Curiosamente, tornar-se escritor não era um sonho de infância. Nascido em uma família de juristas, ele nos conta que a escrita chegou em sua vida com o passar do tempo. Durante a juventude, cursou Letras na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Publicidade e Propaganda na Pontifícia Universidade Católica (PUC-MG).
Em seu percurso acadêmico, Lino descobriu a vontade de trabalhar com editoração e, pela ausência de cursos relacionados à área no Brasil, foi para a França fazer mestrado e estagiou em editoras de livros infantis. Foi dessa forma que entrou em contato com os processos de publicação e até escreveu sobre a história da “Dona Baratinha” para uma revista francesa de folclore — embora não saiba, até hoje, se o conto chegou a ser publicado.
Ele nos revela que a experiência internacional foi determinante para sua vida, na medida em que marcou o início de sua atuação no mercado de editoração e no campo literário. “Eu logo pensei que seriam trabalhos nos quais poderia aprender muito, principalmente a parte técnica, porque os livros [infantis] são os mais complicados que se tem. Se você aprende o livro infantil, acaba tendo mais noção para fazer qualquer outro tipo de livro”, menciona.
Na volta ao Brasil, Lino trabalhou em grandes editoras nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. Nesse período, teve a oportunidade de publicar livros próprios e também de outros autores. Quanto ao sucesso das histórias pessoais e profissionais que se seguiram até hoje, não resta dúvida alguma: em mais de trinta anos de carreira, Lino publicou cerca de oitenta livros e foi premiado por diversos concursos, além de ter sido finalista do Prêmio Jabuti. Seus livros já foram traduzidos para o inglês, espanhol e francês, e no Brasil suas histórias juvenis são lidas por alunos de todo o país.
Uma de suas características literárias é justamente o direcionamento ao público juvenil. Apesar de já ter escrito ao público adulto (tomemos como exemplo o livro Os 31 Dias, lançado em 2015), ele tem como carro-chefe as narrativas voltadas aos adolescentes. Lino nos confidencia que escrever para esse público não é fácil, mas que nunca temeu o desafio. “Quando comecei a escrever, não existiam muitas narrativas juvenis-adultas. Minha geração [dos anos 80] foi praticamente quem abriu esse tipo de literatura. E, além disso, eu me identifico com os adolescentes”, comenta.
espero te ajudado :)