História, perguntado por feliperodrigues2005l, 6 meses atrás

biografia completa do Oscar Niemeyer máximo 25 linhas

Soluções para a tarefa

Respondido por cassandraevellyn494
2

Resposta:

Oscar Niemeyer (1907-2012) foi um arquiteto brasileiro, responsável pelo planejamento arquitetônico de vários edifícios públicos de Brasília, a capital do Brasil. é um dos maiores representantes da arquitetura moderna Mundial, com mais de 600 obras pelo mundo. sobre a característica é o uso de concreto, vidro, curvas e vão livres, com seu estilo inconfundível.

Oscar Niemeyer Soares filho nasceu no bairro de laranjeiras , no Rio de janeiro, no dia 15 de dezembro de 1907. em 1928 casou-se com Anitta Baldo vibra filha de imigrantes italianos, com quem teve uma filha. para sustentar a família, trabalhava com o pai na typographia da família.

em 1929, entrou para escola nacional de belas artes no Rio de janeiro vila onde concluiu arquitetura, em 1934. iniciou-se na profissão como estagiário no escritório de Lúcio Costa e Carlos leão.

primeiros trabalhos

e 1936 Oscar Niemeyer foi desiguinado para colaborar com o arquiteto franco- suíço le Corbusier , idealizador da arquitetura moderna na Europa, que está projetando a sede do ministério da educação e saúde (hoje o palácio Gustavo Capanema) no Rio de janeiro. em 1919, junto com Lúcio Costa, projetou o pavilhão brasileiro da feira internacional de Nova York.

Explicação:

espero ter ajudado

Respondido por klaudyagomes
0




Biografia de Oscar Niemeyer
Oscar Niemeyer (1907-2012) foi um arquiteto brasileiro, responsável pelo planejamento arquitetônico de vários edifícios públicos de Brasília, a capital do Brasil. É um dos maiores representantes da arquitetura moderna mundial, com mais de 600 obras pelo mundo. Sua principal característica é o uso do concreto, vidro, curvas e vãos livres, com seu estilo inconfundível.

Oscar Niemeyer Soares Filho nasceu no bairro de Laranjeiras, no Rio de Janeiro, no dia 15 de dezembro de 1907. Em 1928 casou-se com Anita Baldo, filha de imigrantes italianos, com quem teve uma filha. Para sustentar a família, trabalhava com o pai na tipografia da família. Em 1929, entrou para a Escola Nacional de Belas Artes no Rio de Janeiro, onde concluiu arquitetura, em 1934. Iniciou-se na profissão como estagiário no escritório de Lúcio Costa e Carlos Leão.

Primeiros Trabalhos

Em 1936, Oscar Niemeyer foi designado para colaborar com o arquiteto franco-suíço, Le Corbusier, idealizador da arquitetura moderna na Europa, que estava projetando a sede do Ministério da Educação e Saúde (hoje palácio Gustavo Capanema) no Rio de Janeiro. Em 1939, junto com Lúcio Costa, projetou o pavilhão brasileiro da Feira Internacional de Nova Iorque. O Conjunto da Pampulha, Projeto da ONU, Obras Projetadas em Brasília, Vida Pessoal

Oscar Niemeyer foi casado com Anita Baldo, durante 76 anos, ficou viúvo em 4 de outubro de 2004. Em 2006, casou-se com sua secretária Vera Lúcia Cabreira, de 60 anos. Sua filha Anna Maria lhe deu cinco netos, treze bisnetos e quatro trinetos.

Oscar Niemeyer faleceu de insuficiência respiratória, no Hospital Samaritano de Botafogo, Rio de Janeiro, no dia 5 de dezembro de 2012. Foi velado no Palácio do Planalto, em Brasília e sepultado no Rio de Janeiro.

Prêmios

Prêmio Leão de Ouro da Bienal de Veneza (1949)
Prêmio Pritzker de Arquitetura (1988)
Prêmio Príncipe das Astúrias da Arte (1989)
Medalha do Mérito Cultural do Brasil (2007)
Alguns Livros

Minha Experiência em Brasília (1961)
A Forma na Arquitetura (1978)
Conversa de Arquiteto (1993)
A Curva do Tempo (1998)
Minha Arquitetura (2000)
Oscar Niemeyer foi um dos escolhidos para figurar no artigo A biografia das 20 pessoas mais importantes para a história do Brasil.
Perguntas interessantes