biografia completa de alexej von jawlensky
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Alexej von Jawlensky
(13 de março de 1864 - 15 de março de 1941) Foi um russo expressionista pintor ativo na Alemanha . Ele foi um membro chave da New Munich Artist's Association ( Neue Künstlervereinigung München ), do grupo Der Blaue Reiter (The Blue Rider) e mais tarde do Die Blaue Vier (The Blue Four).
Vida e trabalho
Alexej von Jawlensky nasceu em Torzhok , uma cidade em Tver Governorate , Rússia , como o quinto filho de Georgi von Jawlensky e sua esposa Alexandra (nascida Medwedewa). Aos dez anos, ele se mudou com sua família para Moscou . Após alguns anos de treinamento militar, ele se interessou pela pintura, visitando a Exposição Mundial de Moscou c. 1880. Graças às suas boas ligações sociais, conseguiu ser colocado em São Petersburgo e, de 1889 a 1896, estudou na academia de arte de lá, ao mesmo tempo que cumpria as suas obrigações militares. [2] Jawlensky foi admitido no círculo do renomado pintor realista russo Ilya Repin . Lá ele conheceu Marianne von Werefkin , uma artista rica e ex-aluna de Repin. Ele pediu para ser seu protegido e Werefkin decidiu suspender o trabalho dela para promover o trabalho dele e proporcionar-lhe um estilo de vida confortável.
Jawlensky e Werefkin mudaram-se para Munique em 1894, onde estudou na escola particular de Anton Ažbe . Em 1905, Jawlensky visitou Ferdinand Hodler e, dois anos depois, iniciou sua longa amizade com Jan Verkade e conheceu Paul Sérusier . Juntos, Verkade e Sérusier transmitiram a Jawlensky elementos práticos e teóricos da obra dos Nabis e princípios sintetistas da arte.
Em Munique, ele conheceu Wassily Kandinsky e vários outros artistas russos e contribuiu para a formação da Neue Künstlervereinigung München . Seu trabalho neste período era exuberante e ricamente colorido, mas mais tarde mudou para a abstração e um estilo simplificado e estereotipado. Entre 1908 e 1910, Jawlensky e Werefkin passaram os verões nos Alpes da Baviera com Kandinsky e seu companheiro, o pintor Gabriele Münter . Aqui, através da pintura de paisagens de seus arredores montanhosos, eles experimentaram as técnicas uns dos outros e discutiram as bases teóricas de sua arte. [4] Após uma viagem à costa do Báltico, e um contato renovado com Henri Matisse em 1911 e Emil Nolde em 1912, Jawlensky voltou-se cada vez mais para o uso expressivo da cor e da forma em seus retratos.
Expulso da Alemanha em 1914, mudou-se para a Suíça. Ele conheceu Emmy Scheyer em 1916 (Jawlensky deu a ela o apelido afetuoso, Galka, uma palavra russa para gralha ), outra artista que abandonou seu próprio trabalho para defender o dele nos Estados Unidos. [5] Após um hiato na experimentação com a forma humana, Jawlensky produziu talvez sua série mais conhecida, as Cabeças Místicas (1917-19) e as Faces do Salvador (1918-20), que são uma reminiscência dos ícones ortodoxos russos tradicionais de sua infância.
Em 1922, Jawlensky casou-se com a ex-empregada doméstica de Werefkin, Hélène Nesnakomoff, mãe de seu único filho, Andreas , que nasceu antes de seu casamento. Alexej von Jawlensky fixou residência em Wiesbaden e organizou em 1924 o Blue Four, cujas obras, graças à incansável promoção de Scheyer, foram exibidas conjuntamente na Alemanha e nos Estados Unidos. A partir de 1929, Jawlensky sofreu de artrite progressivamente incapacitante , que necessitou de uma escala reduzida e finalmente forçou a cessação de sua pintura em 1937. [5] Ele começou a ditar suas memórias em 1938. [4] Ele morreu em Wiesbaden , Alemanha, em 15 de março 1941. Ele e sua esposa Helene são enterrados no cemitério da Igreja de Santa Isabel, Wiesbaden.
Legado
Em novembro de 2003, seu Schokko ( Schokko mit Tellerhut ) foi vendido por US $ 9.296.000 e em fevereiro de 2008 por GB £ 9.450.000 (US $ 18,43 milhões).
O álbum de 2006 do grupo de jazz Acoustic Ladyland , Skinny Grin , traz uma de suas obras, Portrait of The Dancer Alexander Sacharoff , como capa.
Os seis CDs emitidos pelo CPO com os quartetos de cordas completos do compositor polonês Mieczysław Weinberg (1919–1996), e tocados peloDanel Quartet , todos têm um retrato feminino de von Jawlensky na capa. O volume 1 mostra "Frauenbildnis" (1909). O volume 2 tem "Kind mit blauen Augen". O volume 3 contém "Weiblicher Kopf" (1912). O volume 4 contém "Mädchen mit Haube" (1910). O volume 5 contém "Spanierin" (1911). E o volume 6 mostra "Kopf" (1912).
Trabalho
As pinturas de von Jawlensky são exibidas em galerias e museus em todo o mundo. O Museu Ostwall em Dortmund , Alemanha, mantém uma coleção de profundidade excepcional. A maior coleção de obras de von Jawlensky é mantida no Museu Wiesbaden , que possui mais de 90 obras do artista e forma a coleção mais importante de suas obras na Europa.