Química, perguntado por rafaelisantos68, 1 mês atrás

Bhopal, localiza da India foi o local do pior desastre industrial do mundo, quando em 3 de dezembro de 1984, quase 40 toneladas de isocianato de metila (MIC) vazaram da fábrica de pesticidas da Union Carbide e, sendo mais pesado que o ar, o MIC se instalou no solo. O MIC é o menor e mais tóxico de todos os isocianatos; afetou todas as formas de vida, matou cerca de 8.000 pessoas em 48 horas, causando edema pulmonar, e produziu efeitos duradouros em mais de 200.000 residentes. Não há antídoto contra a MIC, embora o tiossulfato de sódio tenha sido administrado na crença equivocada de que o produto químico culpado era o cianeto de hidrogênio. Ao reagir com a água, o MIC libera grandes concentrações de fosgênio que ataca o pulmão após a inalação e pode comprometer gravemente a mecânica pulmonar e as trocas gasosas, tornando o indivíduo exposto incapacitado. Se a exposição for severa, a morte pode ocorrer por asfixia secundária a formação de edemas em decorrência da lise de membranas dos alvéolos, resultando em hemorragia e asfixia. Além disso, pelas alterações hemodinâmica, é observa um tipo especifico de acidose acompanhada de quadros hemorrágicos e grande parte das pessoas acometidas, morreram dormindo. Com base no relato de caso, responda: a) CITE o tipo de edema formado no pulmão após a exposição a fosgênio e EXPLIQUE como ele é formado. b) ESPECIFIQUE o tipo de acidose que os pacientes apresentaram após a exposição ao fosgênio e JUSTIFIQUE a origem do distúrbio do equilibrio ácido-base destes pacientes,​

Soluções para a tarefa

Respondido por lgsc96
1

Resposta: A) Edema agudo de pulmão, consiste no acumulo de líquidos no interstício pulmonar, esses líquidos são provenientes dos capilares sanguíneas e acabam dificultando as trocas gasosas realizadas pelo pulmão.  

B) Acidose respiratório decorrente da inalação do fosgênio que causa a  Hipoventilação pulmonar que evita o equilíbrio do PH através das trocas gasosas.  

Explicação:

Perguntas interessantes