ENEM, perguntado por WendersonArtur8532, 11 meses atrás

BenguelêBenguelê, benguelêBenguelê, ô mamãe Zimba, benguelêBenguelê, benguelêBenguelê, ô mamãe Zimba, benguelêTracatraca eu vi Nanã tatarecouTracatraca eu vi Nanã tatarecouÔ kizumba, kizumba, kizumbaComo tá bonita no seu jacutáVamos saravá, vamos saraváVamos saravá, vamos saraváMamãe Zimba chegou no terreiro Cafoto pediu pra falarMamãe Zimba mandou me chamarPIXINGUINHA & VIANA, Gastão. Benguelê. A canção Benguelê foi composta na década de 1930 porPixinguinha, em parceria com Gastão Viana, que escreveu aletra. O texto amálgama o português com o idioma iorubá,língua usada por africanos escravizados trazidos para o Brasil. Ao fazer uso do iorubá nessa composição, os autoresA critica com humor a cultura afrobrasileira, que produzmisturas incompreensíveis.B ressalta marcas da cultura africana, que se mantêm vivasna produção cultural brasileira.C realça o caráter de resistência dos negros à dominação dobranco, pois a letra mostra os africanos precisando fugir.D deixa à mostra a separação racial e cultural que caracterizaa constituição do povo brasileiro.E expressa diversos rituais culturais e religiosos africanos deforma autêntica.

Soluções para a tarefa

Respondido por jalves26
3

Ao fazer uso do iorubá nessa composição, os autores:

B) ressalta marcas da cultura africana, que se mantêm vivas na produção cultural brasileira

> Os autores da canção empregam vários termos do idioma iorubá, como "benguelê", "tracatraca", "kizumba", "jacutá", "saravá", etc, integrados com o português.

A intenção é destacar a mistura e influência da cultura africana no Brasil.

Fica evidente na letra a mistura racial e cultural que caracteriza a constituição do povo brasileiro, ou seja, o destaque é para a cultura afrobrasileira.

Perguntas interessantes