Bem-vindo (a)
Estamos iniciando o fórum da disciplina de Prática Pedagógica Gestão de Sala de Aula, este espaço visa provocar reflexões sobre as questões de práticas da sala de aula, os saberes e fazeres da profissão de professor (a). Iniciamos essa complexa jornada lembrando os ensinamentos do professor Libâneo (2006) quando afirma que a gestão da educação se desenvolve fundamentalmente, na sala de aula, ou seja: “A escola existe para que os alunos aprendam conceitos, teorias; desenvolvam capacidades e habilidades de pensamento; formem atitudes e valores e se realizem como profissionais-cidadãos. Qualidade de ensino é, basicamente, qualidade cognitiva e operativa das aprendizagens escolares (saber fazer e saber agir moralmente). É para isso que devem ser formuladas as políticas, os projetos pedagógicos, os planos de ensino, os currículos, os processos de avaliação.” Vamos iniciar nossa Atividade?Para tanto você é convidado (a) a realizar a seguinte leitura:
Agora vamos à ação:
Desenvolva uma reflexão sobre em que consiste o problema pedagógico-didático e organizacional na educação escolar? Como são organizados os conhecimentos a serem trabalhados com os alunos? Como se dá a mediação entre os conhecimentos a serem trabalhados e a relação professor-aluno e as formas como planeja e organiza as situações pedagógicas e de aprendizagem? De que maneira a organização da escola, enquanto prática sociocultural, pedagógica e institucional ponto de partida, justifique sua resposta aos questionamentos, utilizando pelo menos três argumentos, demonstrando seu posicionamento crítico a respeito dos problemas apresentados. Suas argumentações não devem estar fora do limite mínimo de 05 e máximo 08 linhas. Os comentários nas postagens devem ser cordiais, respeitosos e bem fundamentados.
Bom trabalho.
patriciafranca3:
ajudem.....
Soluções para a tarefa
Respondido por
34
1. O problema pedagógico-didático e organizacional na educação escolar é evidenciado pelo despreparo dos profissionais educadores em atender as demandas educacionais, sobretudo em se tratando de alunos com necessidades educacionais especiais, ou seja, alunos de inclusão.
2. Os conhecimentos a serem trabalhados com os alunos devem ser organizados de forma sistematizada, e por grau de complexidade.
3. A mediação pode ocorrer por meio de avaliações que explorem o feedback dos alunos, e permitam que os educadores reconheçam e realizem o diagnóstico de suas potencialidades.
Perguntas interessantes
Sociologia,
9 meses atrás
História,
9 meses atrás
Química,
9 meses atrás
História,
1 ano atrás
História,
1 ano atrás