importancia de manuel bandeira na semana da arte moderna? me ajudeeem por favor!
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Manuel Bandeira - Contexto Histórico
Junto ao contexto generalizado de modernização que atravessava todo o mundo intelectual no início do século XX , acrescido ainda do otimismo que tomou conta da humanidade após a I Guerra Mundial , alguns elementos específicos do contexto histórico da vida de Manuel bandeira merecem destaque .O declínio da oligarquia cafeeira determinou, ademais , o fim de uma era semifeudal de relacionamentos no terreno trabalhista . O Brasil se viu , então , diante da contingência de ter deixar de ser exportador de um único produto , para agilizar mais sua vida econômica .Classes sociais emergentes contribuíram para estabelecer novos parâmetros de desenvolvimento , mais próximos à febre de modernidade que tomava conta do mundo . A burguesia industrial , mesmo que parcialmente formada por antigos cafeicultores , representou a face elitista e aristocrática desse novo quadro social . Trazendo consigo os valores modernistas europeus , participou ativamente da renovação em nossas artes . A ligação desse setor com os intelectuais de vanguarda era evidente - os ataques dos artistas se dirigia mais à facção agrária da classe dominante .Por outro lado , o operariado , embalado pelo mesmo esforço industrializado e animado por teorias anarquistas , comunistas e sindicalistas que a mão-de-obra estrangeira tratava de organizar e veicular , conheceu uma face de expansão e afirmação . A greve geral de 1917 mostrou que seu poder de reivindicação seria sempre um fator de oposição à exploração que o modelo econômico , adotado pela indústria brasileira , provocava .
Nesse quadro de transformações , de apologia da indústria e da tecnologia , a arte parnasiana perdia um pouco de suas bases . A Europa assumida ainda como modelo , assistia desde a passagem do século a intermináveis agitações culturais , das quais a força do Parnasianismo no Brasil nos mantinha distantes . Mas , desde o começo da década de 10 , já apareciam alguns indícios da tendência à superação da estética parnasiana. Uma elite emergente , em contato com o que se produziu de mais novo no panorama artístico europeu , animava a vinda daquelas agitações ao país .O ano de 1917 tem especial importância , na consideração das modificações que se operariam na arte brasileira . Nesse ano , o lançamento de alguns livros trariam a público o trabalho de artistas ainda iniciantes , mas que , desde esse momento , já começaram a atrair a atenção da crítica . As principais obras poéticas lançadas naquele ano foram : Há uma gota de sangue em cada poema , de Manuel Bandeira, Cinzas das horas , reunindo tb os poemas do mesmo poeta Manuel Bandeira . Anita Malfatti foi duramente criticada pelo respeitado Monteiro Lobato , o que fez com que se levantassem vozes da vanguarda que até então agiam isoladamente . Note-se ainda que foi neste ano que se deu o primeiro contato entre aqueles que seriam os pilares da arte moderna brasileira : o jornalista Oswald de Andrade conheceu Mário de Andrade em uma palestra , passando desde então a admirar seu trabalho . Assim ,o fator histórico marcante da vida de Manuel Bandeira foi fazer parte indiretamente, em fevereiro de 1917 , em São Paulo , da Semana de Arte Moderna , cujos festivais , no Teatro Municipal , marcaram época na vida social da cidade . Contudo , as atitudes da maioria dos artistas que se apresentaram , provocaram a ira da assistência .O poema , "Os sapos , de Manuel Bandeira foi lido como uma ironia aos poetas Parnasianos...E foi a partir desse contexto histórico que Manuel Bandeira se tornou o grande poeta conhecido das multidões, embora não tenha se alegrado com o ataque maciço aos parnsianos pq tinha grandes amigos que pertenciam a esta escola literária.espero ter ajudado.
Junto ao contexto generalizado de modernização que atravessava todo o mundo intelectual no início do século XX , acrescido ainda do otimismo que tomou conta da humanidade após a I Guerra Mundial , alguns elementos específicos do contexto histórico da vida de Manuel bandeira merecem destaque .O declínio da oligarquia cafeeira determinou, ademais , o fim de uma era semifeudal de relacionamentos no terreno trabalhista . O Brasil se viu , então , diante da contingência de ter deixar de ser exportador de um único produto , para agilizar mais sua vida econômica .Classes sociais emergentes contribuíram para estabelecer novos parâmetros de desenvolvimento , mais próximos à febre de modernidade que tomava conta do mundo . A burguesia industrial , mesmo que parcialmente formada por antigos cafeicultores , representou a face elitista e aristocrática desse novo quadro social . Trazendo consigo os valores modernistas europeus , participou ativamente da renovação em nossas artes . A ligação desse setor com os intelectuais de vanguarda era evidente - os ataques dos artistas se dirigia mais à facção agrária da classe dominante .Por outro lado , o operariado , embalado pelo mesmo esforço industrializado e animado por teorias anarquistas , comunistas e sindicalistas que a mão-de-obra estrangeira tratava de organizar e veicular , conheceu uma face de expansão e afirmação . A greve geral de 1917 mostrou que seu poder de reivindicação seria sempre um fator de oposição à exploração que o modelo econômico , adotado pela indústria brasileira , provocava .
Nesse quadro de transformações , de apologia da indústria e da tecnologia , a arte parnasiana perdia um pouco de suas bases . A Europa assumida ainda como modelo , assistia desde a passagem do século a intermináveis agitações culturais , das quais a força do Parnasianismo no Brasil nos mantinha distantes . Mas , desde o começo da década de 10 , já apareciam alguns indícios da tendência à superação da estética parnasiana. Uma elite emergente , em contato com o que se produziu de mais novo no panorama artístico europeu , animava a vinda daquelas agitações ao país .O ano de 1917 tem especial importância , na consideração das modificações que se operariam na arte brasileira . Nesse ano , o lançamento de alguns livros trariam a público o trabalho de artistas ainda iniciantes , mas que , desde esse momento , já começaram a atrair a atenção da crítica . As principais obras poéticas lançadas naquele ano foram : Há uma gota de sangue em cada poema , de Manuel Bandeira, Cinzas das horas , reunindo tb os poemas do mesmo poeta Manuel Bandeira . Anita Malfatti foi duramente criticada pelo respeitado Monteiro Lobato , o que fez com que se levantassem vozes da vanguarda que até então agiam isoladamente . Note-se ainda que foi neste ano que se deu o primeiro contato entre aqueles que seriam os pilares da arte moderna brasileira : o jornalista Oswald de Andrade conheceu Mário de Andrade em uma palestra , passando desde então a admirar seu trabalho . Assim ,o fator histórico marcante da vida de Manuel Bandeira foi fazer parte indiretamente, em fevereiro de 1917 , em São Paulo , da Semana de Arte Moderna , cujos festivais , no Teatro Municipal , marcaram época na vida social da cidade . Contudo , as atitudes da maioria dos artistas que se apresentaram , provocaram a ira da assistência .O poema , "Os sapos , de Manuel Bandeira foi lido como uma ironia aos poetas Parnasianos...E foi a partir desse contexto histórico que Manuel Bandeira se tornou o grande poeta conhecido das multidões, embora não tenha se alegrado com o ataque maciço aos parnsianos pq tinha grandes amigos que pertenciam a esta escola literária.espero ter ajudado.
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