Filosofia, perguntado por brazuka129, 6 meses atrás

Bem, na filosofia de Platão a alma já é concebida como imortal. Dentro dessa narrativa haveria então dois mundos, o inteligível e o sensível. O mundo inteligível seria carregado de toda a verdade (ideias como justiça, beleza, bondade, etc...), está que se encontra em formas ou ideias puras que podem ser contempladas pela alma desencarnada. Platão também parte do pressuposto dos mitos órficos, onde estes afirmavam que a alma sofria uma transmigração, ou seja, após passar um tempo no mundo inteligível a alma retornaria a um corpo diferente, e depois da morte voltaria ao mundo das ideias.

Frente a tal concepção, verifique as asserções seguintes:

1) Desse modo, o que apreendemos no mundo sensível não é devidamente verdadeiro, pois só conhecemos a mesma em outro plano. O Mundo sensível seria uma cópia do mundo inteligível. Além disso, o corpo seria um túmulo para alma, pois atrapalha o pleno uso do logos e do nous com suas necessidades fisiológicas e com as tentações e prazeres carnais.



2) De acordo com o Platão, o corpo é um impedimento para a alma pelo fato de nos proporcionar, através dos sentidos, informações enganosas e ambíguas, sendo que só podemos pensar a verdade ignorando-as aos nos concentrarmos apenas na razão. Essas questões são melhores representadas nos diálogos Fédon, O Banquete, Fedro e no livro V d’ A República..

Escolha uma opção:

a.
As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.


b.
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira.


c.
As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda não é uma justificativa correta da primeira.


d.
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.


e.
As duas asserções são proposições falsas.

Soluções para a tarefa

Respondido por priscilapsd
1

Segundo a filosofia de Platão é possível considerar as duas asserções como proposições falsas, letra E.

1 - Falsa - Platão interessava-se pelo que era eterno e imutável além daquilo que era fluido. Todo conhecimento era verdadeiro e atingível.

2 - Falsa - Ao mesmo tempo que Platão estudava a vida, natureza e sociedade, ele não via soberania de um específico tipo de conhecimento. Segundo ele, tudo que nos cerca, todos os fenômenos são derivados do espiritual e abstrato.

Platão

Este filósofo criou sua própria escola, chamada de academia. Ele ensinava ginástica, ciências e filosofia.

Ele defendia uma realidade própria por trás do mundo real, perceptível, possível de ser visto. A esta realidade chamamos de teoria das ideias de Platão.

Segundo Platão, a realidade está dividida em duas partes:

  • Sensível: impreciso e imperfeito, é onde usamos os nossos cinco sentidos para compreender todas as coisas que nascem e perecem. Aquilo invisível aos olhos.

  • Inteligível: o mundo das ideias, do conhecimento e das ideias. Aqui não há sentidos ou intuição, as formas são eternas e imutáveis.

Aprenda mais sobre Platão aqui: https://brainly.com.br/tarefa/3974275

#SPJ1

Perguntas interessantes