Baseado na Noruega, responda:
1. Quais são as características geológicas deste país?
2. A estrutura geológica é nova ou antiga?
3. O país está situado uma placa tectônica ou em uma região de encontro de placas tectônicas?
4. O país apresenta abalos sísmicos, terremotos, maremotos, vulcanismo? Dê exemplos
5. Quais são os principais tipos de relevo desse país; planaltos, planícies, depressões? Dê exemplos: serras, montanhas, cordilheiras etc.
6. Indique algumas particularidades e curiosidades do relevo deste país. Existe algum tipo de formação rochosa específica neste país?
Soluções para a tarefa
Resposta:
1. Podemos perceber, com a correta leitura do mapa, que existem três tipos principais de estruturas geológicas: os crátons, as bacias sedimentares e os dobramentos modernos (clique nos nomes para conhecer detalhadamente cada uma dessas formas).
2. Os escudos cristalinos, ou maciços antigos, representam um tipo de formação geológica muito resistente e que se forma geralmente em áreas de baixa altitude. São constituídos de rochas cristalinas tanto metamórficas quanto magmáticas e com alta resistência à erosão e ao intemperismo. Os escudos cristalinos são as formações rochosas mais antigas do planeta. Sua formação ocorreu no período pré-cambriano entre as eras arqueozoica e proterozoica.
3. O Mar da Noruega está localizado ao norte do Oceano Atlântico, entre a Suécia, a Groenlândia e a Islândia. Suas águas possuem profundidade entre 1600 m e 1750 m, sendo que o ponto mais profundo está localizado a 3971 metros de profundidade. O Mar da Noruega foi formado há cerca de 250 milhões de anos, quando as placas eurasiana e norte-americana começaram a se afastar. Esse processo de afastamento é resultado de uma intensa atividade tectônica na área de encontro entre as placas.
4. Vulcanismo é um fenômeno geológico que ocorre do interior da Terra para a superfície, quando há o extravasamento do magma em forma de lava, além de gases e fumaça. O termo vulcanismo é utilizado para designar uma série de fenômenos e elementos vulcânicos. A ciência que tem como objetivo estudar o fenômeno e também o comportamento dos vulcões é a vulcanologia, sendo que o profissional que a executa é chamado de vulcanólogo.
O processo de vulcanismo é resultado das características de pressão e temperatura contidas no subsolo. Além disso, os vulcões se estabelecem, em geral, em regiões que limitam placas tectônicas, salvo o vulcanismo ligado ao ponto quente, neste caso esse processo pode ocorrer no interior de uma placa.
5. Relevo corresponde às diferentes formas da superfície terrestre ou litosfera. Há variadas formas de relevo: com menor ou maior altitude, com formas planas, acidentadas, côncavas ou íngremes. Os distintos formatos presentes na crosta terrestre são resultado de agentes transformadores e modeladores do relevo.
Altitude é a distância vertical entre um ponto da superfície terrestre e o nível do mar. É diferente de altura que a distância entre a base e o topo do objeto em apreciação.
Agentes endógenos ou internos – são ocasionados pela dinâmica interna do planeta Terra: movimentações tectônicas, abalos sísmicos e vulcanismo.
Agentes exógenos ou externos – são os agentes modeladores do relevo – provocam erosão, desgaste e acomodação por meio do intemperismo: precipitações como chuvas, neve e granizo, oscilações de temperatura e pressão atmosférica, o vento e os seres vivos, em especial os humanos.
6. As estruturas dos relevos
Da soma das forças endógenas e exógenas surgem as estruturas do relevo. Estas são os grandes corpos rochosos que sustentam as formas de relevo. Há três tipos diferentes de estrutura: os crátons, os cinturões orogênicos e as bacias sedimentares.
Cinturões Orogênicos
Os cinturões orogênicos são estruturas formadas pelos desdobramentos (orogênese), consequência da tectônica de placas. Como exemplo desse tipo de estrutura, podemos citar as cadeias montanhosas dos Andes, dos Alpes e do Himalaia, que são nomeados de Dobramentos modernos.
Explicação: